Práticas complementares no processo de ensino e aprendizagem da neuroanatomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13727

Palavras-chave:

Neuroanatomia, Medicina na Arte, Pesquisa, Extensão, Aprendizado

Resumo

Introdução. A tríade ensino, pesquisa e extensão vem sendo estimulada nos centros acadêmicos como proposta de aprendizado de forma dinâmica, interativa e reflexiva. A neuroanatomia é considerada uma das mais importantes disciplinas do curso de medicina, com conteúdo denso e complexo, portanto, a compreensão de estruturas neuroanatômicas e suas sinalizações faz-se necessária para a formação médica e para a vida. Este artigo apresenta uma experiência com a elaboração de peças neuroanatômicas sintéticas com a arte do biscuit e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, além da introdução à pesquisa, com a confecção de um manual didático de estudo (MDE). Relato de experiência. Estudantes de medicina do 1º, 2º e 3º períodos, sem experiência prévia com a massa de biscuit, foram motivados a elaborar peças sintéticas de estruturas do sistema nervoso central para fins de aprendizado e estudo. Resultados. Foram produzidas 26 peças, ao longo de um ano, com evolução notável das naturezas artística e neuroanatômica. Foram destacadas peças de cortes transversais da medula espinhal, partes do tronco encefálico e do cerebelo. Foi elaborado um MDE de neuroanatomia com as principais informações sobre as estruturas. Conclusão. Além dos aspectos de desenvolvimento pessoal, a experiência proporcionou maior aprofundamento teórico do conteúdo, introdução a pesquisa e consolidação do aprendizado, associando a teoria e a parte macroscópica observada nos livros com o lúdico da arte e os respectivos estímulos sensoriais e cognitivos através de repetições sucessivas. Os modelos elaborados estão sendo utilizados em aulas e mentorias científicas para melhor compreensão da disciplina.

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

Cotta Repolês, L., Neves, B. R. N., & Gomides, L. F. (2022). Práticas complementares no processo de ensino e aprendizagem da neuroanatomia. Revista Neurociências, 30, 1–20. https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13727

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2022-04-18
Aceito: 2022-07-18
Publicado: 2022-08-30