Avaliação dos perfis de aprendizagem de estudantes do segundo ano do curso de Fisioterapia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13156

Palavras-chave:

Aprendizagem, Comportamento, Neurociência Cognitiva, Educação Superior

Resumo

Introdução. A neuroeducação estuda as áreas da neurociência cognitiva e da educação com objetivo de melhorar a aprendizagem. Objetivo. Avaliar os processos de aprendizagem em estudantes matriculados no 2º ano do curso de fisioterapia, após a aplicação de aulas teóricas e práticas sobre neurociências. Método. Foram avaliados estudantes matriculados no 2º ano do curso de fisioterapia antes e após a aplicação de 4 aulas teóricas e 4 práticas (previamente gravadas) sobre neurociências com 15-20 minutos de duração cada aula e foram disponibilizados mais 10 minutos para dúvidas e/ou para a realização do preenchimento do formulário e do inventário por meio de Classroom/Google Meet. Após a 1ª aula, o estudante preencheu formulário sociodemográfico e o Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb (que avalia estilos de aprendizagem). Resultados. 15 estudantes com idade média de 20,3±1,7 anos, 33% do gênero masculino, 93% brancos, 100% dos estudantes gostavam de estudar, 93% estudavam em casa, 100% tinham acesso à internet, 60% utilizam livros impressos para estudar, 73% utilizam livros on-line para estudar e 47% aprendiam com facilidade. Os resultados do Inventário de Kolb indicaram 4 estudantes acomodadores, 7 convergentes, 3 divergentes e 1 assimilador. Após as aulas teóricas e práticas sobre neurociências, 3 estudantes acomodadores, 7 convergentes, 3 divergentes e 2 assimiladores. Conclusões. a maioria dos voluntários se identificavam com o estilo de aprendizagem convergente, ou seja, aprendiam melhor quando evocavam conhecimentos abstratos em situações práticas e objetivas.

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Publicado

2022-05-27

Como Citar

Gamenha, R. dos S. ., Pilon, M. P., & Nunciato, A. C. (2022). Avaliação dos perfis de aprendizagem de estudantes do segundo ano do curso de Fisioterapia. Revista Neurociências, 30, 1–26. https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13156

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2021-12-20
Aceito: 2022-04-20
Publicado: 2022-05-27