Aprendizagem do medo por observação em pombos (Columba livia)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12875

Palavras-chave:

Condicionamento, Aprendizagem, Medo

Resumo

Introdução. Estudos com roedores e primatas demonstram que a aprendizagem do medo ocorre por experiência com contingências aversivas ou por observação da experiência de outros. Objetivo. Analisar a aquisição da resposta condicionada de medo por pombos que observaram o treino de condicionamento clássico som-choque em um animal modelo. Método. Pombos, machos, adultos, (Columba livia), atribuídos aos grupos: Grupo Modelo e Grupo Observação. O procedimento experimental foi conduzido com pombos treinados (modelo) e pombos observadores. Os grupos, foram expostos ao treino com três pareamentos som-choque, seguido pelo teste ao contexto 24h depois e teste ao som, 48h depois. As sessões foram gravadas para transcrição e análise de comportamentos. Os dados comportamentais foram analisados com o teste ANOVA e com o teste Tukey para comparações post hoc. Resultados. Os Grupos Modelo e Observação foram caracterizados por apresentação de congelamento, comportamento tipicamente estudado em trabalhos que envolvam aprendizagem aversiva. Verificou-se o mesmo padrão de comportamentos para os pombos Modelos e Observadores, o que indica que a experiência de observar outro pombo durante o treino aversivo resultou em comportamentos condicionados de medo, demonstrando aprendizagem de medo por observação em pombos. Conclusão. Esses dados corroboram com resultados obtidos em primatas e roedores

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Pelaquim, A., Canova, F. B., & Ferrari, E. A. de M. (2021). Aprendizagem do medo por observação em pombos (Columba livia). Revista Neurociências, 29, 1–20. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12875

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido em 2021-10-25
Publicado em 2021-10-27