Aprendizagem do medo por observação em pombos (Columba livia)
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12875Palavras-chave:
Condicionamento, Aprendizagem, MedoResumo
Introdução. Estudos com roedores e primatas demonstram que a aprendizagem do medo ocorre por experiência com contingências aversivas ou por observação da experiência de outros. Objetivo. Analisar a aquisição da resposta condicionada de medo por pombos que observaram o treino de condicionamento clássico som-choque em um animal modelo. Método. Pombos, machos, adultos, (Columba livia), atribuídos aos grupos: Grupo Modelo e Grupo Observação. O procedimento experimental foi conduzido com pombos treinados (modelo) e pombos observadores. Os grupos, foram expostos ao treino com três pareamentos som-choque, seguido pelo teste ao contexto 24h depois e teste ao som, 48h depois. As sessões foram gravadas para transcrição e análise de comportamentos. Os dados comportamentais foram analisados com o teste ANOVA e com o teste Tukey para comparações post hoc. Resultados. Os Grupos Modelo e Observação foram caracterizados por apresentação de congelamento, comportamento tipicamente estudado em trabalhos que envolvam aprendizagem aversiva. Verificou-se o mesmo padrão de comportamentos para os pombos Modelos e Observadores, o que indica que a experiência de observar outro pombo durante o treino aversivo resultou em comportamentos condicionados de medo, demonstrando aprendizagem de medo por observação em pombos. Conclusão. Esses dados corroboram com resultados obtidos em primatas e roedores
Downloads
Métricas
Referências
Faria RS, Sartori CR, Canova F, Ferrari EAM. Classical Aversive Conditioning induces increased expression of mature-BDNF in the hippocampus and amygdala of pigeons. Neuroscience 2013;255:122-33. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuroscience.2013.09.054
Macêdo-Souza C. Condicionamento Clássico: A Ansiedade Patológica e um Modelo Animal de Ansiedade. Curitiba: Editora Appris, 2021.
Canova F, Faria RS. Proteína Zenk e o Condicionamento Clássico do Medo. Neurociências 2014;10:37-48. https://www.researchgate.net/publication/263542050_Neurociencias_Volume_10_N_1_janeiromarco_de_2014_Proteina_Zenk_e_o_condicionamento_classico_do_medo/link/0a85e53b2eccb4603b000000/download
Nicol CJ. Development, direction, and damage limitation: social learning in domestic fowl. Learn Behav 2004;32:72-81. http://dx.doi.org/10.3758/BF03196008
Laland KN, Toyokawa W, Oudman T. Animal learning as a source of developmental bias. Evol Devel 2020;22:126-42. https://doi.org/10.1111/ede.12311
Nicol CJ. How animals learn from each other. App Anim Behav Sci 2006;100:58-63. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2006.04.004
Olsson A, Phelps EA. Social learning of fear. Nat Neurosci 2007;10:1095-102. https://doi.org/10.1038/nn1968
Biederman GB, Robertson HA, Vanayan M. Observational learning of two visual discriminations by pigeons: a within-subjects design. J Exp Anal Behav 1986;46:45-9. http://dx.doi.org/10.1901/jeab.1986.46-45
Klein ED, Zentall TR. Imitation and Affordance Learning by Pigeons (Columba livia). J Comp Psychol 2003;117:414-9. https://doi.org/10.1037/0735-7036.117.4.414
Howard ML, White GK. Social influence in pigeons (Columba livia): the role of differential reinforcement. J Exp Anal Behav 2003;79:175-91. http://dx.doi.org/10.1901/jeab.2003.79-175
Johnston ANB, Burne THJ, Rose SP. Observation learning in day old chicks using a one trial passive avoidance learning paradigm. Ani Behav 1998;56:347-53. http://dx.doi.org/10.1006/anbe.1998.0901
Rosa-Salva O, Daisley JN, Regolin L, Vallortigara G. Lateralization of social learning in the domestic chick, Gallus gallus domesticus: learning to avoid. Ani Behav 2009;78:847-56. https://doi.org/10.1016/j.anbehav.2009.06.021
Rogers LJ. Brain Lateralization and Cognitive Capacity. Animals 2021;11:1996. https://doi.org/10.3390/ani11071996
Rosa-Salva O, Daisley JN, Regolin L, Vallortigara G. Time-dependent lateralization of social learning in the domestic chick (Gallus gallus domesticus): Effects of retention delays in the observed lateralization pattern. Behav Brain Res 2010;212:152-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.bbr.2010.04.004
Marler P. Birdsong and speech development: could there be parallels? Am Sci 1970;58:669-73.
Beecher MD, Akçay Ç. Social factors in bird-song development: Learning to sing with friends and rivals. Learn Behav 2021;49:137-49. http://dx.doi.org/10.3758/s13420-020-00441-6
Nottebohm F. Ontogeny of bird song. Science 1970;167:950-6. https://www.jstor.org/stable/1728208
Baptista LF, Petrinovich L. Social interaction, sensitive phases and the song template hypothesis in the white-crowned sparrow. Ani Behav 1984;32:175-81. https://doi.org/10.1016/S0003-3472(84)80335-8
Kramar CP, Castillo-Díaz F, Gigante ED, Medina JH, Barbano MF. The late consolidation of an aversive memory is promoted by VTA dopamine release in the dorsal hippocampus. Eur J Neurosci 2021;53:841-51. https://doi.org/10.1111/ejn.15076
Hatfield E, Cacioppe JT, Rapson RL. Emotional contagion. New York: Cambridge University Press; 1993, 252p. https://doi.org/10.1111/1467-8721.ep10770953
Maren S. Neurobiology of Pavlovian fear conditioning. Annu Rev Neurosci 2001;24:897–931. http://dx.doi.org/10.1146/annurev.neuro.24.1.897
Church RM. Emotional Reactions of Rats to the Pain of Others. J Comp Physiol Psychol 1959;52:132-4. http://dx.doi.org/10.1037/h0043531
Langford DJ, Crager SE, Shehzad Z, Smith SB, Sotocinal SG, Levenstadt JS, et al. Social modulation of pain as evidence for empathy in mice. Science 2006;312:1967-70. http://dx.doi.org/10.1126/science.1128322
Knapska E, Mikosz M, Werka T, Maren S. Social Modulation of learning in rats. Learn Mem 2009;30;17:35-42. http://dx.doi.org/10.1101/lm.1670910
Blanchard DC, Griebel G, Pobbe R, Blanchard RJ. Risk assessment as an evolved threat detection and analysis process. Neurosci Biobehav Rev 2011;35:991-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.neubiorev.2010.10.016
Canova F, Pelaquim A, Ferrari EAM. Memória Aversiva em Mamíferos e Aves: Relação entre o Hipocampo e o Condicionamento Clássico Aversivo. J Health Sci 2015;17:301-6. https://doi.org/10.17921/2447-8938.2015v17n4p%25p
Reis F, Schenka AA, Melo LL, Ferrari EA. Role of the hippocampus in contextual memory after classical aversive conditioning in pigeons (C. livia). Braz J Med Biol Res 1999;32:1127-31. https://doi.org/10.1590/S0100-879X1999000900012
Miller G. Neuroscience. Mirror neurons may help songbirds stay in tune. Science 2008;319:269. http://dx.doi.org/10.1126/science.319.5861.269a
Ottoni EB. EthoLog 2.2: a tool for the transcription and timing of behavior observation sessions. Behav Res Meth 2000;32:446-9. http://dx.doi.org/10.3758/BF0320814
Blanchard DC, Blanchard RJ. Ethoexperimental approaches to the biology of emotion. Annu Rev Psychol 1988;39:43-68. http://dx.doi.org/10.1146/annurev.ps.39.020188.000355
Valentinuzzi VS, Ferrari EAM. Habituation to Sound During Morning and Night Sessions in Pigeons (Columba livia). Phys Behav 1997;62:1203-9. https://doi.org/10.1016/S0031-9384(97)00009-7
Cattaneo L, Rizzolatti G. The Mirror Neuron System. Arch Neurol 2009;66:557-60. http://dx.doi.org/10.1001/archneurol.2009.41
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andressa Pelaquim, Fernando Bicocchi Canova, Elenice Aparecida de Moraes Ferrari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Publicado: 2021-10-27