Realidade virtual no equilíbrio de pacientes com paralisia cerebral: meta-análise
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.12752Palavras-chave:
Realidade Virtual, Paralisia Cerebral, Equilíbrio Postural, Revisão SistemáticaResumo
Introdução. Em crianças com paralisia cerebral (PC), o déficit de equilíbrio aumenta o risco de quedas, afetando o desempenho das atividades da vida diária, mobilidade e participação. Assim, uma proposta de intervenção, a realidade virtual (RV) utiliza exercícios repetitivos e atrativos, com tarefas que visam ganho de equilíbrio, dentre outras funções, que irão possibilitar uma melhor performance. Objetivo. Realizar uma revisão sistemática com meta-análise, investigando os efeitos da RV no equilíbrio de indivíduos diagnosticados com PC. Método. Foram realizadas buscas nas bases Medline, Lilacs, SciELO e PEDro, selecionando ensaios clínicos que abordassem a RV como intervenção fisioterapêutica no equilíbrio de pacientes com PC. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pela escala PEDro. Para a meta-análise, foi utilizado o programa Comprehensive Meta-Analysis, Versão 3.0. Resultados. Nove estudos foram incluídos na presente revisão. De forma geral, o treino de RV mostrou-se eficaz na melhora do equilíbrio de indivíduos com PC (SMD 0,84; IC95% 0,35 a 1,33; I2=7%; p<0.01). Além disso, na análise de subgrupos em relação ao tipo de grupo controle, o treino de RV se mostrou superior tanto quando comparado à nenhuma intervenção, quanto quando comparado a outras intervenções (SMD 0,74; IC95% 0,13 a 1,36; p<0,05; SMD 1,01; IC95% 0,19 a 1,84; p<0,05, respectivamente). Conclusão: O treino de RV é superior para melhorar o equilíbrio de indivíduos com PC, tanto quando comparado a nenhuma intervenção, como quando comparado a outro tipo de intervenção e deve, dessa forma, ser considerado durante a reabilitação dessa população.
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Aceito: 2022-07-28
Publicado: 2022-09-20