Estimulação neurossensorial e o seu impacto na vida de pacientes com paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12646

Palavras-chave:

infância, comprometimento neuropsicomotor, estimulação neurossensorial, suporte multidisciplinar, paralisia cerebral

Resumo

Introdução. A paralisia cerebral (PC) é uma patologia multifatorial, complexa e crônica, que ocorre durante a infância e se prolonga ao longo da vida, tendo como base o comprometimento no desenvolvimento psicomotor e neurossensorial, levando a limitações secundárias que afetam a qualidade de vida dos pacientes. Objetivo. Avaliar o impacto da estimulação neurossensorial na qualidade de vida de pacientes com paralisia cerebral. Método. Pesquisa documental referente a um estudo de caso clínico de caráter qualitativo e retrospectivo, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020. Resultados. O suporte terapêutico ofertado deve englobar o apoio familiar juntamente com uma equipe multidisciplinar, que irão atuar na mobilização precoce, controle motor e postural, incentivo linguístico, sensorial e social. Desta forma, as técnicas de estimulação neurossensorial vêm sendo estudadas e empregadas, a fim de avaliar a resposta dos pacientes e suas perspectivas promissoras. Conclusão. As técnicas de estimulação neurossensorial que atuam nos cincos sentidos além de atividades que melhoram a função motora, ainda não possuem protocolos específicos de avaliação para pacientes com PC. No entanto é notório que as modificações a serem alcançadas com essas metodologias ocorrem de forma gradual, com grande impacto na qualidade de vida desses indivíduos, principalmente com o apoio e cuidado integrado da família com uma equipe multiprofissional. 

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Publicado

2021-11-10

Como Citar

Almeida Lessa, A. V., Santos Pignata, G., & Carvalho Parry, D. . (2021). Estimulação neurossensorial e o seu impacto na vida de pacientes com paralisia cerebral. Revista Neurociências, 29, 1–22. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12646

Edição

Seção

Relato de Caso
Recebido: 2021-08-23
Aceito: 2021-10-05
Publicado: 2021-11-10