Os benefícios da gameterapia na reabilitação de idosos com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12274Palavras-chave:
Reabilitação, Realidade Virtual, Vídeo Game, Idoso, Acidente Vascular CerebralResumo
Introdução. Uma das abordagens mais recentes para o tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a Reabilitação Virtual. Objetivo. Analisar a efetividade da utilização de um vídeo game como recurso tecnológico para reabilitação de pacientes com diagnóstico de AVC. Método. Participaram desta pesquisa, cinco pacientes idosos, do Centro de Reabilitação do Município de Santo André-SP. Foi aplicado a Escala de Berg e a Escala de Medida de Independência Funcional (MIF), sendo a primeira avaliação realizada quando iniciado o grupo e reavaliados após 8 meses de tratamento. Resultados. Notou-se uma melhora, na pontuação da Escala de Equilíbrio de BERG (p<0,01) e na Medida de Independência Funcional (p<0,05), ou seja, melhora em transferências, mudança na postura e independência. Conclusão. Os resultados apontados foram positivos, mostrando pelas avaliações de BERG e MIF, que houve diminuição no risco de quedas, melhora na mobilidade, mudanças de postura e maior independência nas atividades de vida diária, melhorando consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.
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Aceito: 2021-09-14
Publicado: 2021-10-20