Habilidades motoras nos prematuros extremos em intervenção precoce com e sem paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12208

Palavras-chave:

Recém-nascido prematuro, Desenvolvimento motor, Paralisia cerebral, Estimulação precoce

Resumo

Introdução. Há associação entre a prematuridade (PMT) extrema e a Paralisia Cerebral (PC). No entanto, o Sistema Nervoso Central é plástico, se adapta e se reorganiza, frente a possíveis alterações. Assim, intervenção precoce auxilia na aquisição dessas habilidades motoras. Objetivo: Comparar a aquisição de habilidades motoras no desenvolvimento de bebês prematuros extremos com e sem PC, à intervenção precoce. Método. Retrospectivo, composto por dez bebês prematuros extremos (seis sem PC quatro com PC). Os testes t-student, o teste de Mann-Whitney e o teste exato de Fisher foram utilizados, considerando p≤0,05. Resultados. Quando associado peso, comprimento e perímetro cefálico ao nascer, Apgar no 1º e 5º minuto, dias na Unidade de Terapia Intensiva, e ventilação mecânica com a idade de aquisição das habilidades motoras, observou associação negativa estatisticamente significativa entre peso ao nascer e idade de aquisição motora de rolar. Quanto maior o peso ao nascer e o Apgar no 5º minuto, menor a idade de aquisição da habilidade motora de rolar. Também, quanto maior a nota do Apgar no 5º minuto, menor a idade de aquisição da habilidade motora de engatinhar. Não houve diferença entre os grupos quanto à idade corrigida de aquisição motora, apenas deambular até 15 meses, onde os PMT com PC não conseguiram atingir esta habilidade, bem como a mediana em meses no deambular entre os grupos, onde a idade em meses dos PMT com PC foi significativa. Conclusão. A PMT extrema não se mostrou como a razão de maior interferência no desenvolvimento do bebê, e sim, ter PC.

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Biografia do Autor

Nicole Jahn, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Laís Rodrigues Gerzson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Carla Skilhan de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Departamento de Fisioterapia, Educação Física e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

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Publicado

2021-10-28

Como Citar

Jahn, N., Rodrigues Gerzson, L., & Skilhan de Almeida, C. (2021). Habilidades motoras nos prematuros extremos em intervenção precoce com e sem paralisia cerebral . Revista Neurociências, 29, 1–20. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12208

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido em 2021-05-24
Aceito em 2021-10-05
Publicado em 2021-10-28