Intervenção educativa sobre diabetes mellitus em pacientes atendidos em Nova Iguaçu-RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12136

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Educação em saúde, Autocuidado

Resumo

Objetivos. Analisar os efeitos da educação em saúde em pacientes com Diabetes Mellitus atendidos no Hospital Geral de Nova Iguaçu-RJ, visando ampliar o conhecimento sobre o cuidado integral e interdisciplinar a respeito da doença. Método. Foi elaborado questionário com perguntas contemplando conhecimento sobre a doença, fatores de risco, formas de controle e tratamento e percepção de risco. Sua aplicação foi realizada em 77 pacientes, em três momentos distinto, pré e pós a realização das palestras e via contato telefônico três meses após a realização das mesmas. Foi utilizado o Teste de McNemar para identificar a retenção do conhecimento pelos pacientes à curto e médico prazo. Resultados. Houve mudança significante em 100% das respostas dos participantes, imediatamente após as oficinas educativas, demonstrando ampliação no conhecimento sobre a doença. Três meses após a intervenção educativa não houve mudança significativamente estatística, demonstrando que a retenção do aprendizado foi eficaz a ponto de perdurar nesse intervalo de tempo. Conclusões. Neste estudo, o intervalo de tempo entre a aplicação do questionário e a realização do recurso educacional não promoveu perda de aprendizado pelos participantes.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

Inocêncio Ribeiro da Silva , E. ., de Souza Neves Martins, H. ., Rodrigues Teixeira de Castro, R. ., Mafra Moreno, A. ., Guidone Pereira Sobreira, P. ., Walquíria de Carvalho, R. ., Mistsunao Takana, E. ., Coelho de Almeida Lima, R. ., & Rodrigues Teixeira de Castro, R. . (2021). Intervenção educativa sobre diabetes mellitus em pacientes atendidos em Nova Iguaçu-RJ. Revista Neurociências, 29, 1–15. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12136

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido em 2021-05-12
Aceito em 2021-08-24
Publicado em 2021-09-20

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