O canto no processo musicoterapêutico de crianças com apraxia de fala: reflexões para intervenção
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.11715Palavras-chave:
Apraxia de Fala na Infância, Musicoterapia, Linguagem, Canto, Fala, MúsicaResumo
Introdução. A Apraxia de Fala na Infância caracteriza déficit no planejamento e na programação dos movimentos da fala, necessitando de um diagnóstico apropriado e para que assim seja possível um tratamento apropriado para que as crianças acometidas desenvolvam suas habilidades comunicativas através da fala. Objetivo. Devido à importantes relações dos elementos musicais em intervenções de desordens de linguagem e fala, especialmente através da entonação melódica ou prosódia, o objetivo desse trabalho foi analisar se a intervenção musicoterapêutica através do canto é uma possibilidade promissora para esse público. Método. O presente trabalho visa investigar as possibilidades terapêuticas por meio de uma revisão de literatura, através de base de dados online, publicados nos últimos dez anos. Resultados. Foram incluídos 4 artigos que exploravam o tema apraxia de fala na infância e intervenção através do uso da música e da musicoterapia. Conclusão. Os resultados demonstraram que os elementos musicais podem oferecer oportunidades de prática de fala nas crianças, apontando a necessidade de comprovações sobre o tema, com metodologia mais estruturada e maior número amostral.
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Aceito: 2022-02-17
Publicado: 2022-04-22