Desenvolvimento de competências de gêmeos autistas na pré-escola: relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.11697

Palavras-chave:

Autismo, Gêmeos univitelinos, Desenvolvimento, Comportamento, Linguagem

Resumo

Introdução. O autismo infantil faz parte de um grupo de transtornos do Neurodesenvolvimento descritos pelo Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais 5 (DSM-5). As crianças com transtorno autista apresentam comprometimentos funcionais fundamentais. Objetivo. Descrever aspectos do desenvolvimento comportamental em gêmeos (G#1 e G#2) univitelinos com diagnóstico médico concordante para autismo, em fase pré-escolar. Método. Estudo de corte transversal, prospectivo-descrito. A coleta de dados foi realizada através dos questionários: CARS – Childhood Autism Rating Scale; Escala de Perfil Psicoeducacional Revisto; Escala de Comportamento Adaptativo Vineland. Resultados. Na CARS, G#1 foi classificado como não autista e G#2 um autista moderado. Na avaliação comportamental do perfil Psicoeducacional revisado observou-se maior déficit no quesito linguagem, enquanto na escala de desenvolvimento, o G#1 executou com êxito a maior parte das atividades propostas. G#2 não obteve êxito em toda as atividades que exigiam comunicação verbal. Na escala Vineland, ocorreu comprometimento na área de comunicação verbal nos gêmeos, enquanto as respostas de autonomia, socialização e motricidade foram satisfatórias. Embora o diagnóstico clínico esteja de acordo com o autismo, os resultados mostraram discordâncias quanto à condição clínica entre gêmeos. Conclusão. Estas diferenças podem estar relacionadas aos critérios médicos usados e fatores ambientais dispostos no momento das avaliações.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Albuquerque , L. T. de, Silva, D. kelly D. S., Muñoz-Lara, F., Nobre, T. de D. B., Leite, M. de L., Tabosa, R. V. de A., Félix, V. B., Leão, S. A. B. F., Trindade-Filho, E. M., & Silva, J. C. da. (2021). Desenvolvimento de competências de gêmeos autistas na pré-escola: relato de caso. Revista Neurociências, 29, 1–16. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.11697

Edição

Seção

Relato de Caso
Recebido em 2021-01-28
Aceito em 2021-11-10
Publicado em 2021-12-08

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