Performance art, corpo e gênero

Autores

  • Acsa da Silva Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2019.v6.9995

Palavras-chave:

Corpo – Gênero – Performance Art – Arte Contemporânea

Resumo

O artigo aborda três obras de arte performáticas: “Desajuste”, “Diálogos Silenciosos” e “Reconhecer-se”, expostas no Pavilhão Performance da SP-ARTE no ano de 2015. O objetivo é propor uma reflexão sobre a performance art e a centralidade do corpo do artista em sua composição. Dialogando com teóricos como Henri-Pierre Jeudy, Merleau-Ponty e David Le Breton, buscamos signos e símbolos presentes nas performances estudadas para propor uma interpretação que observe quais são as principais ideias presentes naqueles trabalhos. A análise permitiu que se observassem importantes inquietações dos artistas e provocações que os mesmos fizeram, em suas obras, no tocante às noções de gênero. Além disso, o estudo propiciou verificar a importância do corpo do artista como matéria-prima essencial para a execução das performances, compondo um texto especial que é apropriado para essas manifestações artísticas. Assim, conclui-se que essa linguagem artística contemporânea tem sido de fato um importante veículo de realização das propostas de aproximação entre a arte e a vida.

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

da Silva Ribeiro, A. (2019). Performance art, corpo e gênero. Revista Limiar, 6(12), 130–142. https://doi.org/10.34024/limiar.2019.v6.9995