Mercado de arte e experiência artística no século XIX: o caso de Van Gogh e Millet

  • Felipe Sevilhano Martinez Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Mercado de arte - Van Gogh – Millet – Biografias - Durand-Ruel

Resumo

Este artigo estuda do mercado de arte do século XIX como um dos condicionantes da experiência artística de sua época. Trata-se de um mercado associado mais à personalidade artística do que às obras de arte, no qual, mais do que a obra em si, com seu tema e técnica, vende-se a carreira do artista que a criou. Nesse contexto, era comum a publicação de biografias associadas as principais artistas da segunda metade do século. Essas biografias tinham influência não só na maneira como o público se relacionava com as obras, mas também na percepção dos próprios artistas sobre sua atividade. É o caso de Vincent van Gogh, profundamente influenciado pela biografia de Jean-François Millet, escrita por Alfred Sensier dentro do contexto dos negócios do marchand francês Paul-Durand Ruel. O texto está dividido em três seções. A primeira delas apresenta as características gerais do mercado de arte na França da segunda metade do século XIX. A segunda detalha as práticas do marchand francês Paul Durand-Ruel, que incluem a publicação de biografias elogiosas aos artistas que vendia, no contexto da perda de importância da Academia e suas instituições. Finalmente, a terceira seção trata do impacto que a biografia de Jean-François Millet, publicada por Alfred Sensier em 1881, teve na formação da personalidade artística de Vincent van Gogh.

Referências

BAXANDALL, Michael. Painting and experience in fifteenth century Italy: a primer in the social history of pictorial style. New York, NY: Oxford University Press, 1988.

BOIME, Albert. “Entrepreneurial Patronage in Nineteenth-Century France”, in Enterprise and Entrepreneurs in Nineteenth and Twentieth-Century France, ed. CARTER, Edward et al. (Baltimore and London: Johns Hopkins University Press, 1976).

COLI, Jorge. O Corpo da Liberdade: reflexões sobre a pintura do século XIX. São Paulo/SP: Cosac Naify, 2010.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo. SP: Martins Fontes, 2010.

UITERT, Evert van. Vincent van Gogh in creative competition: Four essays from Simiolus. (dissertation Amsterdam) Zutphen 1983.

GREEN, Nicholas. “Circuits of Production, Circuits of Consumption: The Case of Mid-Nineteenth-Century French Art Dealing”, Art Journal, Vol. 48, No. 1, Nineteenth-Century French Art Institutions (Spring, 1989).

________. The Spectacle of Nature: Landscape and Bourgeois Culture in Nineteenth-century France. Manchester University Press, 1990.

________. “Dealing in Temperaments: Economic Transformation of the Artistic Field in France during the Second Half of the Nineteenth Century”. Art History 10, março 1987.

HARVEY, David. Paris, a capital da modernidade. São Paulo: Boitempo, 2015.

JENSEN, Robert. Marketing Modernism in Fin-de-Siècle Europe. Princeton: Princeton University Press, 1994.

MAINARDI, Patricia. The end of the salon: art and the state in the early Third Republic. Cambridge: Cambridge University Press, c1993.

NORTH, Michael; ORMROD, David (eds.). Art markets in Europe, 1400-1800. Aldershot; Brookfield: Ashgate, 1998.

SENSIER, Alfred. La Vie et le oeuvre de Jean-François Millet. Manuscrit publié par Paul Mantz avec de nombreuses illustrations, Paris A. Quantin, Imprimeur-editeur, 7, Rue Saint-Benoit. Disponível em https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k96825069.texteImage.

TILBORGH, Louis van. et al. Millet, Van Gogh: Paris Museé d’Orsay Paris: Réunion des musées nationaux: Diffusion, Seuil, 1998.

WHITE, Harrison, WHITE, Cynthia. Canvases and Careers, Institutional Change in The French Painting World. Chicago: University Chicago Press, 1993.

Zarobel, John. Durand-Ruel and the Market for Modern Art, from 1870 to 1873. in “Paul Durand-Ruel and the Modern Art Market: Inventing Impressionism, National Gallery Company, London, Yale University Press, 2015.

Baker, Nienke; Jansen, Leo; Luijten, Hans. Vincent van Gogh: The Letters: The Complete Illustrated and Annotated Edition (Vol. 1-6), Thames & Hudson: 2009. Disponível em www.vangoghletters.org

Publicado
2019-11-21
Como Citar
Sevilhano Martinez, F. (2019). Mercado de arte e experiência artística no século XIX: o caso de Van Gogh e Millet. Revista Limiar, 6(12), 143-155. https://doi.org/10.34024/limiar.2019.v6.9994