Mercado de arte e experiência artística no século XIX: o caso de Van Gogh e Millet

Autores

  • Felipe Sevilhano Martinez Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2019.v6.9994

Palavras-chave:

Mercado de arte - Van Gogh – Millet – Biografias - Durand-Ruel

Resumo

Este artigo estuda do mercado de arte do século XIX como um dos condicionantes da experiência artística de sua época. Trata-se de um mercado associado mais à personalidade artística do que às obras de arte, no qual, mais do que a obra em si, com seu tema e técnica, vende-se a carreira do artista que a criou. Nesse contexto, era comum a publicação de biografias associadas as principais artistas da segunda metade do século. Essas biografias tinham influência não só na maneira como o público se relacionava com as obras, mas também na percepção dos próprios artistas sobre sua atividade. É o caso de Vincent van Gogh, profundamente influenciado pela biografia de Jean-François Millet, escrita por Alfred Sensier dentro do contexto dos negócios do marchand francês Paul-Durand Ruel. O texto está dividido em três seções. A primeira delas apresenta as características gerais do mercado de arte na França da segunda metade do século XIX. A segunda detalha as práticas do marchand francês Paul Durand-Ruel, que incluem a publicação de biografias elogiosas aos artistas que vendia, no contexto da perda de importância da Academia e suas instituições. Finalmente, a terceira seção trata do impacto que a biografia de Jean-François Millet, publicada por Alfred Sensier em 1881, teve na formação da personalidade artística de Vincent van Gogh.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAXANDALL, Michael. Painting and experience in fifteenth century Italy: a primer in the social history of pictorial style. New York, NY: Oxford University Press, 1988.

BOIME, Albert. “Entrepreneurial Patronage in Nineteenth-Century France”, in Enterprise and Entrepreneurs in Nineteenth and Twentieth-Century France, ed. CARTER, Edward et al. (Baltimore and London: Johns Hopkins University Press, 1976).

COLI, Jorge. O Corpo da Liberdade: reflexões sobre a pintura do século XIX. São Paulo/SP: Cosac Naify, 2010.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo. SP: Martins Fontes, 2010.

UITERT, Evert van. Vincent van Gogh in creative competition: Four essays from Simiolus. (dissertation Amsterdam) Zutphen 1983.

GREEN, Nicholas. “Circuits of Production, Circuits of Consumption: The Case of Mid-Nineteenth-Century French Art Dealing”, Art Journal, Vol. 48, No. 1, Nineteenth-Century French Art Institutions (Spring, 1989).

________. The Spectacle of Nature: Landscape and Bourgeois Culture in Nineteenth-century France. Manchester University Press, 1990.

________. “Dealing in Temperaments: Economic Transformation of the Artistic Field in France during the Second Half of the Nineteenth Century”. Art History 10, março 1987.

HARVEY, David. Paris, a capital da modernidade. São Paulo: Boitempo, 2015.

JENSEN, Robert. Marketing Modernism in Fin-de-Siècle Europe. Princeton: Princeton University Press, 1994.

MAINARDI, Patricia. The end of the salon: art and the state in the early Third Republic. Cambridge: Cambridge University Press, c1993.

NORTH, Michael; ORMROD, David (eds.). Art markets in Europe, 1400-1800. Aldershot; Brookfield: Ashgate, 1998.

SENSIER, Alfred. La Vie et le oeuvre de Jean-François Millet. Manuscrit publié par Paul Mantz avec de nombreuses illustrations, Paris A. Quantin, Imprimeur-editeur, 7, Rue Saint-Benoit. Disponível em https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k96825069.texteImage.

TILBORGH, Louis van. et al. Millet, Van Gogh: Paris Museé d’Orsay Paris: Réunion des musées nationaux: Diffusion, Seuil, 1998.

WHITE, Harrison, WHITE, Cynthia. Canvases and Careers, Institutional Change in The French Painting World. Chicago: University Chicago Press, 1993.

Zarobel, John. Durand-Ruel and the Market for Modern Art, from 1870 to 1873. in “Paul Durand-Ruel and the Modern Art Market: Inventing Impressionism, National Gallery Company, London, Yale University Press, 2015.

Baker, Nienke; Jansen, Leo; Luijten, Hans. Vincent van Gogh: The Letters: The Complete Illustrated and Annotated Edition (Vol. 1-6), Thames & Hudson: 2009. Disponível em www.vangoghletters.org

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Sevilhano Martinez, F. (2019). Mercado de arte e experiência artística no século XIX: o caso de Van Gogh e Millet. Revista Limiar, 6(12), 143–155. https://doi.org/10.34024/limiar.2019.v6.9994