Uso mercantilizado do belo e o sublime: notas sobre Imitação da vida (2013), de Mathias Poledna

Autores

  • Eduardo Socha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2019.v6.9993

Palavras-chave:

Sublime – Modernismo – Mathias Poledna – Fredric Jameson

Resumo

O ensaio procura apresentar inicialmente as condições materiais que, segundo a interpretação de Fredric Jameson, propiciaram a transição, a partir do final dos anos 1960, de uma estética do sublime para uma estética funcional do belo como orientação dominante da produção artística. Em seguida, expõe aspectos da analítica kantiana do sublime que vinculam o sublime à concepção do moderno. Por fim, verifica a tensão entre a situação descrita por Jameson e o sublime kantiano a partir de considerações sobre a instalação Imitation of life, de Mathias Poledna, a única obra apresentada no pavilhão austríaco da Bienal de Veneza de 2013.

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

Socha, E. (2019). Uso mercantilizado do belo e o sublime: notas sobre Imitação da vida (2013), de Mathias Poledna. Revista Limiar, 6(12), 3–19. https://doi.org/10.34024/limiar.2019.v6.9993