Imitação, encômio e história em Francisco de Holanda

  • Cristiane Nascimento Professora Adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Palavras-chave: imitação, antiguidade, tratados de arte

Resumo

O tratado Da Pintura Antiga, de Francisco de Holanda, partilha com os escritos humanistas do século XV uma relação encomiástica e prescritiva com a Antiguidade, considerada tanto exemplo das excelências do passado, quanto relíquias antigas a serem imitadas pelos modernos. Assim, Holanda recomenda ao pintor que se exercite na imitação dessas relíquias e aprenda com elas os preceitos da pintura antiga a fim de tornar-se ele próprio um novo exemplo a ser imitado. Os preceitos que Holanda destaca nestas relíquias, contudo, foram recolhidos por ele da erudição literária humanista a propósito da arte antiga e não diretamente da imitação delas. Portanto, a imitação da Antiguidade, tal como a prescreve Holanda, longe de limitar o pintor a reproduzir pedestremente as obras antigas, incita-o a emular os antigos seja na excelência da arte, seja na glória e fama alcançada pelos artistas.

Referências

ALBERTI, Leon Battista. Da Pintura. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
BAXANDALL, M. Giotto and the Orators. Oxford: Clarendon Press, 1971.
CONTE, Gian Biaggio. Dell'imitazione. Furto e originalità. Pisa: Edizione della Normale, 2014.
EBREU, Leone. Dialoghi d'amore. Roma-Bari: Laterza, 2008.
GHIBERTI, Lorenzo. Segundo Comentário. In: HOLT, Elisabeth. A documentary history of art, vol. II. New York: Anchor Book, 1957.
HOLANDA, Francisco. Da Pintura Antiga, introdução e notas Angel González Garcia. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1992.
KENNEDY, George A. Progymnasmata. Greek textbooks of prose composition and rhetoric. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2003.
POZZI, Mario e MATTIODA, Enrico. Giorgio Vasari. Storico e critico. Leo Olschki, Firenze, 2006.
VASARI, Giorgio. Le Vite. Roma: Newton Compton, 2004.
VILLANI, Filippo. De origine civitatis Florentie, et de eiusdem famosis civibus. In: BAXANDALL, 1971.
Publicado
2018-12-20
Como Citar
Nascimento, C. (2018). Imitação, encômio e história em Francisco de Holanda. Revista Limiar, 5(10), 166-182. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/limiar/article/view/9497