Imitação, encômio e história em Francisco de Holanda

Autores

  • Cristiane Nascimento Professora Adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2018.v5.9497

Palavras-chave:

imitação, antiguidade, tratados de arte

Resumo

O tratado Da Pintura Antiga, de Francisco de Holanda, partilha com os escritos humanistas do século XV uma relação encomiástica e prescritiva com a Antiguidade, considerada tanto exemplo das excelências do passado, quanto relíquias antigas a serem imitadas pelos modernos. Assim, Holanda recomenda ao pintor que se exercite na imitação dessas relíquias e aprenda com elas os preceitos da pintura antiga a fim de tornar-se ele próprio um novo exemplo a ser imitado. Os preceitos que Holanda destaca nestas relíquias, contudo, foram recolhidos por ele da erudição literária humanista a propósito da arte antiga e não diretamente da imitação delas. Portanto, a imitação da Antiguidade, tal como a prescreve Holanda, longe de limitar o pintor a reproduzir pedestremente as obras antigas, incita-o a emular os antigos seja na excelência da arte, seja na glória e fama alcançada pelos artistas.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Nascimento, C. (2018). Imitação, encômio e história em Francisco de Holanda. Revista Limiar, 5(10), 166–182. https://doi.org/10.34024/limiar.2018.v5.9497