Alienação, reificação e fetichismo da mercadoria

Autores

  • Anselm Jappe
  • Sílvio Rosa Filho

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2014.v1.9275

Palavras-chave:

alienação, reificação, fetichismo, crítica do valor (Wertkritik), marxismo

Resumo

O presente artigo analisa as categorias de alienação e reificação, baseando-se nas análises marxianas do fetichismo da mercadoria e do trabalho abstrato. Retoma, para tal, a recepção destas categorias em alguns autores marxistas no século XX e mostra como estes ficaram prisioneiros de uma ontologia do trabalho que os impediu de compreender que a crítica delas supõe a crítica do papel que o trabalho e o valor desempenham no sistema capitalista. Esta compreensão, presente já na crítica da economia política de Marx, se tornou evidente com a crise real da sociedade do trabalho, principalmente a partir dos anos 1970, e constitui o núcleo das abordagens teóricas dos autores em torno da “crítica do valor” (Wertkritik), como Robert Kurz, Moishe Postone e o autor deste artigo.

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Referências

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Publicado

2019-03-24

Como Citar

Jappe, A., & Rosa Filho, S. (2019). Alienação, reificação e fetichismo da mercadoria. Revista Limiar, 1(2), 4–29. https://doi.org/10.34024/limiar.2014.v1.9275