Divino Michelangelo, o Apeles moderno.

Autores

  • Cristiane Maria Rebello Nascimento Departamento de Filosofia – EFLCH Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2014.v2.9273

Palavras-chave:

Michelangelo, encômio, biografia, idea, desenho

Resumo

Os elogios a Michelangelo produzidos pelos autores do século XVI descrevem-no como o Apeles moderno, dotado de um engenho divino, de um juízo douto na arte, de um temperamento terribile que produziu um obra igualmente terribile e mirabile, tendo por isso se igualado em excelência aos artistas antigos e superado todos os modernos. Examinando os argumentos do gênero do encômio, este artigo pretende demonstrar como no encarecimento destas qualidades artísticas excepcionais no artista é tecida também a amplificação da importância do desenho na prescrição e na prática artística, ao longo do século XVI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAMBACH, Carmen C. ‘Vasari on Michelangelo’s “Gelosie delle Figure” and the destruction of his drawings’, in Annali Aretini XX, Edizioni Fraternità dei Laici Arezzo, 2012, pp. 131-147.

CICERO. Orator, translated by G. L. Hendrickson e H. M. Hubbell, Loeb Classical Library, Cambridge-London, Harvard University Press, 1939. Codice Magliabechiano, C1 XVII, 17, contenente notizie sopra l’arte degli Antichi e quella de’fiorentini da Cimabue a Michelangelo Buonarroti, org. Carl Frey, Berlin, G. Grote’sche Verlagsbuchandlung,1892.

CLEMENTS, Robert J. ‘Michelangelo on effort and Rapidity in art’, in Journal of Warburg and Courtauld Institutes, vol. 17, n. 3/4, 1954.

CONDIVI, Ascanio. Vita di Michelangelo (1553) Roma, De Luca Editore,1964.

GIANOTTI, Donato. Dialoghi de’giorni che Dante consumo nel cercare l’inferno e l’Purgatorio, 1549, org. Diocletio Redig de Campos, Firenze, Sansoni, 1939.

GIOVIO, Paolo. ‘Michaelis Angeli Vita’, in BAROCCHI, Paola. Scritti d’arte del Cinquecento, tomo I, Milano-Napoli, Riccardo Ricciardi, 1971.

HIRST, Michael. Michelangelo and his drawings, New Haven-London, Yale University Press, 1988.

HOLANDA, Francisco. Da Pintura Antiga, introdução e notas Angel González-Garcia, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1983.

KENT, D. Friendship, Love, and trust in Renaissance Florence (The Bernard Berenson lectures at Villa I Tatti, Harvard University Center for Italian Studies), Cambridge-London, I Tatti Harvard University Press, 2009.

MANETTI, Gianozzo. Biographical writings, editado e traduzido por Stefano U. Baldassari e Rolf Bagelmihl, The I Tatti Renaissance Library, Harvard University Press, 2003.

MICHELANGELO. Carteggio, a cura di Paola Barocchi, Firenze, S.P.E.S.,1967-1985.

PARKER, Deborah. Michelangelo and the Art of Letter Writing, Cambridge University Press, 2010.

PINO, Paolo. Dialogo di Pittura (1548), in BAROCCHI, Paola. Scritti d’arte del cinquecento, I, Milano/Napoli, Riccardo Ricciardi, 1971.

PLINIO, O VELHO. Natural History XXXV, translated by H. Rackham, Loeb Classical Library, Cambridge-London, Harvard University Press, 1952.

POZZI, Mario & MATTIODA, Enrico. Giorgio Vasari. Storico e critico, Firenze, Leo Olschki Editore, 2006.

QUINTILIANO. Instituto Oratoria, translated by H. E. Butler, Loeb Classica Library, Cambridge-London, Harvard University Press, 1933.

SCHLOSSER MAGNINO, Julius. La letteratura artistica. Manuale delle fonti della storia dell’arte moderna, Firenze, La Nuova Italia, 1996.

SUMMERS, David. Michelangelo and the language of Art, Princeton, Princeton University Press, 1981.

VARCHI, Benedetto. ‘Lezione prima sopra il sottoscritto sonetto di Michelagnolo Buonarotti. Fatta pubblicamente nella Accademia Fiorentina, la seconda Domenica di Quaresima, l’anno 1546’, in Opere di Benedetto Varchi. Ora per la prima volta raccolte, vol. 2, Trieste, Lloyd Austriaco, 1859.

VARCHI, Benedetto. ‘Orazione funerale di Messer Benedetto Varchi fatta, e recitata da lui pubblicamente nell’essequie di Michelagnolo Buonarroti in Firenze nella chiesa di San Lorenzo’, Firenze, Giunti, 1564, editada e comentada por Charles Davis, in Quellen und Dokumente zur Kunst 1350-1750, E- Texte, n. 23 http://archiv.ub.uni-heidelberg.de/artdok/volltexte/2008/643

VASARI, Giorgio. Vite de’più eccellenti architteti, pittori, et scultori italiani, da Cimabue, insino a’ tempi nostri (edizione Torrentiniana1550), a cura di Liciano Bellosi e Aldo Rossi, Torino, Einaudi, 1986.

VASARI, Giorgio. Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti (edizione Giuntina 1568), Roma, Edizione Newton, 1991.

VENTURI, Lionello. História da crítica de arte, primeira edição, 1936, Lisboa, Edições 70, 2007.

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Nascimento, C. M. R. (2019). Divino Michelangelo, o Apeles moderno. Revista Limiar, 2(3), 250–289. https://doi.org/10.34024/limiar.2014.v2.9273

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)