Montaigne e a idéia da ‘Diversion’:

persuasão e sagesse nos Essais

Autores

  • Sérgio Xavier Gomes de Araújo Departamento de Filosofia - EFLCH Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2014.v2.9272

Palavras-chave:

Michel de Montaigne, Retórica Latina, Diversion, Blaise Pascal, Autoretrato

Resumo

A ‘diversion’ é um dos temas mais destacados do terceiro livro dos Essais de Montaigne, tomado por importante corrente do comentário como expressão de uma filosofia moral nova e original adequada à natureza individual do ‘moi’ de Montaigne, uma vez emancipado dos modelos morais e dos procedimentos da retórica latina que regulavam a produção letrada de seu tempo. Retomamos aqui o exame desta temática, através da leitura do capítulo que lhe é dedicado nos Essais, com vistas a reinseri-lo, porém, na ambiência própria à cultura renascentista, pautada na recuperação da grande tradição da ética e da retórica clássica. Para tanto, procedemos à crítica do comentário que tende a aproximar o pensamento de Montaigne do paradigma moderno da subjetividade e por outro lado, ressaltamos o contraste entre o sentido montaigneano da ‘diversion’ e o outro bem diverso de que se reveste em sua retomada por Blaise Pascal no século XVII.

Referências

CICERO. El Orador. Barcelona, Ediciones Alma Mater, S. A. 1967.

________. On Invention. Cambridge: Harvard University Press, 2002.

________. Tusculan Disputations. Cambridge: Harvard University Press, 2002.

MONTAIGNE, Michel de. Les Essais. Paris, PUF - Presses Universitaires de France, 1988.

_______________________. Os Ensaios. Tr. Rosemary Costhek Abílio. São Paulo, Martins Fontes, 2001.

PASCAL, Blaise. “Pensées”, In: Ouevres Complètes. Paris, Editions du Seul, 1963.

SÊNECA. Cartas a Lucílio. Tr. J. A. Segurado E Campos. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.

CARDOSO, Sergio. “Montaigne uma ética para além do Humanismo” In: O que nos faz Pensar n. 27. Rio de Janeiro: Puc-Rio, 2010.

FRIEDRICH, Hugo. Montaigne. Paris, Gallimard, 1968.

GOYET, Francis. Le Sublime du ‘Lieu commun’. Paris, Honoré Champion Editeur, 1996.

_______________. “Montaigne and the notion of Prudence” In: The Cambridge Companion, New York, 2005, p. 118 – 142.

GOUHIER, Henri. Conversão e Apologética. São Paulo, Discurso Editorial, 2005.

MESNARD, Jean. La Culture du XVII siècle. Paris, PUF – Presses

Universitaires de France, 1992.ORIONE, J. Eduino de Macedo. A Meditação da Morte em Montaigne. Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo em 2012.

PONTY, M. Merleau. “Leitura de Montaigne” In: Signos. São Paulo, Martins Fontes, 1991.

QUINTILIANO. Institution Oratoire. Paris: Garnier. S/ Data.

SERMAIN, Jean Paul. “Insinuatio, circumstantia, visio et action: l`itinéraire rhetorique du Chapitre III, 4: De la Diversion” In: Rhétorique de Montaigne. Actes reunis par Frank Lestringant. Paris, Librarie Honoré Champion, 1985.

STOWERS, Stanley. Letter Writting in Greco-Roman Antiquity. Philadelphia, Westminster Press, 1986.

VILLEY, Pierre. Les Essais de Montaigne. Paris, Librarie Nizet, s/data.

______________. Sources et l`Evolution des Essais de Montaigne. Paris, Librarie Hachette, 1933.

ZANTA, Léontine. La Renaissance Du Stoicisme. Paris: Champion, 1914.

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Montaigne e a idéia da ‘Diversion’:: persuasão e sagesse nos Essais. (2019). Revista Limiar, 2(3), 204-249. https://doi.org/10.34024/limiar.2014.v2.9272