Montaigne e a utilidade dos saberes

Autores

  • Maria Cristina Theobaldo Departamento de Filosofia Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2014.v2.9268

Palavras-chave:

Montaigne, filosofia, ética, utilidade, julgamento

Resumo

Nos Ensaios, a partir da crítica aos estudos liberais e às ciências, são mobilizados argumentos em torno da utilidade do saber. Montaigne faz ver que a utilidade do saber reside no exercício ético reflexivo que promove, daí, o revés crítico estender-se também à inoperância moral da filosofia da eschole. A “verdadeira filosofia”, acessível quando à maneira montaigniana, assume o posto de mais prioritária e útil por disponibilizar subsídios para a moralidade. Abdicando de prescrições normativas, a investigação filosófica relativa à ética engendra uma sabedoria voltada para o bem viver. É este ganho reflexivo e prático que instaura a “verdadeira filosofia” como formadora da conduta e do julgamento.

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Publicado

2019-03-24

Como Citar

Theobaldo, M. C. (2019). Montaigne e a utilidade dos saberes. Revista Limiar, 2(3), 67–90. https://doi.org/10.34024/limiar.2014.v2.9268