Graça e Sprezzatura em Baldassar Castiglione
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2014.v2.9266Palavras-chave:
sociedade de corte, cortesão, saber viver, grazia, sprezzaturaResumo
Partindo da análise da etimologia da palavra “graça”, a autora analisa a teoria de Castiglione, condensada na frase “quem tem graça, é grato”, que indica tanto um sentido ativo, quanto um sentido passivo da palavra “graça”. Para receber a graça de seu príncipe, o nobre cortesão deve ser gracioso. A “graça”, portanto, torna-se um ornamento e uma estratégia. A “graça” nasce de uma “regra universal”: evitar afetação e demonstrar certa indiferença – sprezzatura. Sprezzatura, que implica disprezzo, desdém, é dissimulação da arte e similação de natureza. É o produto de uma longa “fadiga” que deve ficar completamente escondida. A “graça” pode ser, deste modo, resumida no oxímoro: arte sem arte.
Downloads
Referências
Os trabalhos consagrados à obra de Castiglione são inúmeros. Para uma bibliografia recente consultar o livro de A. Quondam. “Questo povero Cortigiano”. Castiglione, il libro, la Storia, Bulzoni, Roma, 2000. Propomos aqui uma lista reduzida de trabalhos que tratam especificamente do tema da “graça”.
BERGER, Harry Jr. The absence of Grace: Sprezzatura and Suspicion in Two Renaissance Courtesy Books, Stanford University Press, 2000.
FERRONI, Giulio. “Sprezzatura e simulazione”, in OSSOLA, Carlo e PROSPERI, Adriano (org.) “La Corte e il Cortegiano”, tomo 1: La scena del testo, Bulzoni, Roma, 1980, p. 119-147.
GAGLIARDI, Antonio. La misura e la grazia. Sul “Libro del Cortigiano, Tirrenia Stampatori, 1989.
MERCURI, Roberto. “Sprezzatura e affettazione nel Cortigiano”, in Letteratura e critica. Studi in onore di Natalino Sapegno, Bulzoni, Roma, 1975, p. 227-274.
QUONDAM, Amedeo. “La forma del vivere”. Schede per l’analisi del discorso cortigiano, in OSSOLA, Carlo e PROSPERI, Adriano (org.). La Corte e il “Cortegiano”, tomo 2: Un modello europeo, Bulzoni, Roma, 1980, p. 15-68.
SACCONE, Eduardo. “Grazia, Sprezzatura, Affettazione in the Courtier”, in HANNING, Robert; W.-Rosand, David (org.). Castiglione. The Ideal and the Real in Renaissance Culture, Yale University Press, New Haven and London, 1983, p. 45-67.