DELEUZE ET BOULEZ

Autores

  • Pierre Montebello Maître de conférences à l’Université de Toulouse le Mirail.

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2015.v2.9255

Palavras-chave:

música, tempo, espaço, percepção musical

Resumo

Qual é o lugar de Boulez na concepção da música de Deleuze? Parece-nos que é de mostrar que o tempo e o espaço são musicais, o objeto de uma dupla percepção musical. Não é a música que está no espaço (partitura) e no tempo (execução), mas o espaço e o tempo que se sobressaem de uma forma de musicalidade. A música é uma experiência nostálgica da espacialização do tempo (coexistência do passado/ presente) e uma experiência cosmológica da sincronização do espaço (conexão de tempos divergentes do nato e do cosmos). Escutar música é um duplo desenraizamento do aqui e agora, mas por meio de forças vivas que atravessam o corpo, vozes celestes no martelar dos ritmos dos corpos, fugas cósmicas que ultrapassam o enraizamento do corpo em seu lugar natal.

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Referências

FOUCAULT, M. “ Pierre Boulez. L’écran traversé ”, in Dits et écrits II, 1976-1988, Paris, Gallimard, “ Quarto ”, 2001

BOULEZ, P. Penser la musique aujourd’hui, Paris-Genève, Ed. Gonthier/ Denöel, 1963 LÉVI-STRAUSS, C. Le cru et le cuit, Paris, Plon, 1964.

DELEUZE, G. et GUATTARI, F. Mille Plateaux, Paris, Éditions de Minuit, 1980

CRITON, P. L’invitation , Approches et portraits, Paris, Hermann, 2005

DUPUIS, J. – article disponible en ligne: http://www.musicologie.org/publirem/dupuis_01.html

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Publicado

2019-03-24

Como Citar

Montebello, P. (2019). DELEUZE ET BOULEZ. Revista Limiar, 2(4), 12–22. https://doi.org/10.34024/limiar.2015.v2.9255