Considerações acerca das Categorias Dos Prazeres e Suas Causas na obra O Gosto do Barão de Montesquieu

Autores

  • Luciano da Silva Façanha Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão( UFMA).
  • Zilmara de Jesus Viana de Carvalho Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão e do Programa de PósGraduação em Cultura e Sociedade da (UFMA) .
  • Wainer Furtado Neves Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) – Mestrado Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Bolsista FAPEMA/CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9247

Palavras-chave:

Gosto, Alma, Prazer, Sentimento

Resumo

O presente artigo esclarece sobre a análise estética do Gosto no século XVIII considerando a obra do Barão de Montesquieu de 1753, intitulado O Gosto, verbete escrito para fazer parte da Encyclopédie sob a direção de Diderot e D’Alambert e complementar os escritos sobre o gosto já elaborados por Voltaire. O Gosto é abordado a partir dos modos essenciais dos prazeres e suas respectivas causas, considerando suas relações com: a curiosidade, a ordem, a variedade, a simetria, e dos contrastes, da sensibilidade, da delicadeza, da surpresa, das regras, dentre outras circunstancialidades. Também traçaremos um paralelo junto às representações da mesma categoria do gosto com o pensamento estético de Charles Batteux, contemporâneo de Montesquieu. O objetivo é decompor as etapas que constitui a obra O Gosto e analisar os processos da alma em que o prazer encontra causas e assim construir o edifício do sentimento. Tema central das discussões sobre o gosto são as dimensões do prazer. O gosto sempre nos liga a algo por meio do sentimento. Decifrar a fonte dos prazeres se constitui como a análise de uma estrutura da alma e encontrar sentido em suas manifestações implica em perscrutar a ordem do sentir e do ver, portanto, o presente trabalho realiza um esforço na medida em que percorre os caminhos do prazer, tal qual elaborados por Montesquieu, para constituir uma reflexão ainda embrionária sobre o gosto, considerando algumas nuances do esteta classicista Batteux.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. (Org. Guinsburg, J. Vários tradutores). São Paulo: Perspectiva, 2004.

BATTEUX, Charles. As belas-artes reduzidas a um mesmo princípio. Tradução de Natalia Maruyama, Adriano Ribeiro; revisão de Victor Knoll; apresentação e notas de Marcos Aurélio Werle. São Paulo: Humanitas, 2009.

BAUMGARTEN, Alexander Gottlieb. Estética: a lógica da arte e do poema. Tradução de Miriam Sutter Medeiros. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

BOILEAU - DESPRÉAUX, Nicolas. A arte poética. Introdução, tradução e notas de Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 1979.

COELHO, Teixeira. Posfácio. Esboços do prazer (Ensaiando imperfeições). In. O Gosto. São Paulo: Iluminuras, 2005, p. 83-127.

FAÇANHA, Luciano da Silva. Poética e Estética em Rousseau: corrupção do gosto, degeneração e mimeses das paixões. São Paulo: 2010. 530 p. Tese (Doutorado em Filosofia). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

MATOS, Franklin de. O filósofo e o comediante: ensaios sobre literatura e filosofia na ilustração. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

MONTESQUIEU, Charles de Secondar, Baron de. O gosto. Tradução e posfácio Teixeira Coelho. São Paulo: Iluminuras, 2005.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Tradução Maria Helena Nery Garcez. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Façanha, L. da S., Carvalho, Z. de J. V. de, & Neves, W. F. (2019). Considerações acerca das Categorias Dos Prazeres e Suas Causas na obra O Gosto do Barão de Montesquieu. Revista Limiar, 3(5), 126–144. https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9247