Le partage de l’Absolu
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9245Palavras-chave:
morfologia, estruturalismo, mitologia, Goethe, Lévi-Strauss, ProppResumo
Este texto procura discutir como algumas cisões do pensamento contemporâneo (sujeito x linguagem, história x estrutura etc.) podem ser mais bem compreendidas a partir de autores como Goethe, Moritz e Schelling, que trabalharam um núcleo comum morfológico-mítico no qual ainda se encontram saídas interessantes para impasses atuais. O interesse no estudo destes autores está também em pensar um modelo que foi um tanto soterrado pela dialética, mas que parece não ter perdido a sua força, principalmente pela ausência de oposições duais como entre natureza e cultura, entre literatura e filosofia, ou entre infra e superestrutura.
Downloads
Referências
Foucault, M. Les mots et les choses. Une archéologie des sciences humaines. Paris, Gallimard, 1998.
Goethe. Sämtliche Werke. Munich, dtv, 1977.
G. Lehmann, “System und Geschichte in Kants Philosophie”. In: Beiträge zur Geschichte und Interpretation der Philosophie Kants. Berlin: Walter de Gruyter, 1969. Lévi-Strauss, C. Le cru et le cuit. Paris: Plon, 1965.
________________ L’homme nu. Paris: Plon, 1971.
Moritz, Götterlehre oder mythologische der Alten. Francfort/ Leipzig : Insel, 1999.
Propp, V. As raizes históricas do conto maravilhoso. Traduction Rosemary Costhek Abílio, Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
________________ Morfologia do conto maravilhoso. Organisation et préface de Boris Schnaidermann. Traduction du russe de Jasna Paravich Sahran. Rio de Janeiro: Forense – Universitária, 1984.
Schelling. Werke Editions Manfred Schröter. Munich : Beck, 3e éd., 1979.
Shaftesbury (Anthony A.Cooper). Characteristics of Men, Manners, Opinions, Times. Hildesheim/ New York, 1978.
Stäel, M. De l’Allemagne. Paris: Garnier. S.d. Todorov.T. “Goethe sur l’art”. In: Goethe, Écrits sur l’art. Paris : Flammarion, 1996.