Em torno do motivo da despersonalização em T. W. Adorno
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9235Palavras-chave:
Adorno, T.W., Benjamin, W., despersonalização, mímesis, experiência estéticaResumo
O presente trabalho investiga duas temáticas da obra de Adorno estreitamente inter-relacionadas. A primeira diz respeito ao processo de despersonalização em sua relação com a noção de indivíduo. A segunda concerne ao conceito de mímesis. Nesta última, explora-se a ambivalência constitutiva deste conceito, de acordo com a qual o momento mimético de reconciliação com o objeto conjuga-se com o momento mimético de dissolução da identidade do sujeito, ou de sua despersonalização. A compreensão desta ambivalência possui o mérito de iluminar de forma significativa a imagem que Adorno compõe da fisionomia espiritual de Walter Benjamin, apresentada na parte inicial do trabalho.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Consignas (trad. Ramón Bilbao). Buenos Aires: Amorrortu, 1973 [Stichworte: Kritische Modelle 2].
________. Correspondência 1928-1940 / Adorno-Benjamin (trad. José Marcos Mariani de Macedo). São Paulo: Editora Unesp, 2012
________. Dialéctica Negativa (trad. José María Ripalda). Madri: Taurus, 1984 [Negativ Dialektik].
________. Filosofia da Nova Música (trad. Magda França). São Paulo: Perspectiva, 1989 [Philosophie der neuen Musik].
________. Minima Moralia: Reflexões a partir da vida danificada (trad. Luiz Eduardo Bicca). São Paulo: Ática, 1993 [Minima Moralia: Reflexionen aus dem beschädigten Leben].
________. Palavras e Sinais: Modelos Críticos 2 (trad. Maria Helena Ruschel). Petrópolis: Vozes, 1995 [Stichworte. Kritische Modelle 2].
________. Prismas: Crítica cultural e sociedade (trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida). São Paulo: Ática, 1998 [Prismen: Kulturkritik und Gesellschaft].
________. Sur Walter Benjamin (trad. Christophe David). Paris: Gallimard, 2001 [Über Walter Benjamin].
________. Teoria Estética (trad. Artur Morão). São Paulo: Martins Fontes/Edições 70, 1988 [Ästhetische Theorie].
ADORNO, Theodor Wiesengrund & HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos (trad. Guido Antônio de Almeida). Rio de Janeiro: Zahar, 1985 [Dialektik der Aufkärung: Philosophische Fragmente].
________. Temas básicos de sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973. ALVES JR., Douglas Garcia. “Adorno e a instabilidade do sujeito”, Pulsional, n. 176, ano XVI, dezembro/2003, pp. 5-9.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CHIARELLO, M. Natureza-morta: Finitude e negatividade em T.W. Adorno. São Paulo: Edusp, 2006.
DAMIÃO, Carla Milani. Sobre o declínio da “sinceridade”: Filosofia e autobiografia de Jean-Jacques Rousseau a Walter Benjamin. São Paulo: Loyola, 2006.
FREITAS, Verlaine. “A arte moderna como historicamente-sublime: Um comentário sobre o conceito de sublime da Teoria Estética de T.W. Adorno”, Kriterion, no. 127, jun/2013, p. 157-176.
________. “Alteridade e transcendência: A dialética da arte moderna em Theodor Adorno”. In DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgínia; KANGUSSU, Imaculada. Theoria Aesthetica: Em comemoração ao centenário de Theodor W. Adorno. Porto Alegre: Escritos, 2005, pp. 45-56.
FRÜCHTL, Josef. Mimesis: Konstellation eines Zentralbegriffs bei Adorno, Würzburg: Konigshausen Neumann, 1986.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Atenção e dispersão: elementos para uma discussão sobre arte contemporânea a partir de Adorno e Benjamin”. In Limiar, aura e rememoração: Ensaios sobre Walter Benjamin, São Paulo: Editora 34, 2014.
GATTI, Luciano. “Correspondências entre Benjamin e Adorno”, Revista Limiar, vol. 1, n. 2, 2014, pp. 1-47.
HORKHEIMER, Max. “O pensamento de Schopenhauer em relação com a ciência em a religião”, Cadernos de Tradução, n. 12, 2008.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Prática (trad. Artur Morão). Lisboa: Edições 70, 1994.
SAFATLE, Vladimir. A Paixão do Negativo: Lacan e a dialética. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
________. “A teoria das pulsões como ontologia negativa”, Revista Discurso, n. 36, 2006, pp. 151-191.
________. “Espelhos sem imagens: Mimesis e reconhecimento em Lacan e Adorno”, Trans/Form/Ação, 28(2), 2005, pp. 21-45.
SCHWEPPENHÄUSER, Gerhard. “Zur Dialektik der Subjektivität bei Adorno”, Zeitschrift für kritische Theorie, vol. 4, abril, 1997.
SCHWEPPENHÄUSER, Hermann. “Das Individuum in Zeitalter seiner Liquidation: über Adornos soziale Individuationstheorie”. In:
_______. Vergegenwärtigungen zur Unzeit? Lüneburg: Klampen Verlag, 1986.
WAIZBORT, Leopold. “Sacrifício e liquidação do sujeito: Notas sobre a sociologia da música em Adorno”. Revista Tempo Social, 2 (2), 1990, pp. 145-164.
WELSCH, Wolfgang. “Adornos Ästhetik: eine implizite Ästhetik des Erhabenen”. In
_______.Ästhetisches Denken. Stutgard: Reclam, 1993, pp. 114-156.
WIGGERSHAUS, Rof. L’Ecole de Francfort: Histoire, développement, signification (tradução de Lilyane Deroche-Gurcel). Paris: Puf, 1993 [Die Frankfurter Schule].