Em torno do motivo da despersonalização em T. W. Adorno

Autores

  • Maurício Chiarello Doutor pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9235

Palavras-chave:

Adorno, T.W., Benjamin, W., despersonalização, mímesis, experiência estética

Resumo

O presente trabalho investiga duas temáticas da obra de Adorno estreitamente inter-relacionadas. A primeira diz respeito ao processo de despersonalização em sua relação com a noção de indivíduo. A segunda concerne ao conceito de mímesis. Nesta última, explora-se a ambivalência constitutiva deste conceito, de acordo com a qual o momento mimético de reconciliação com o objeto conjuga-se com o momento mimético de dissolução da identidade do sujeito, ou de sua despersonalização. A compreensão desta ambivalência possui o mérito de iluminar de forma significativa a imagem que Adorno compõe da fisionomia espiritual de Walter Benjamin, apresentada na parte inicial do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Consignas (trad. Ramón Bilbao). Buenos Aires: Amorrortu, 1973 [Stichworte: Kritische Modelle 2].

________. Correspondência 1928-1940 / Adorno-Benjamin (trad. José Marcos Mariani de Macedo). São Paulo: Editora Unesp, 2012

________. Dialéctica Negativa (trad. José María Ripalda). Madri: Taurus, 1984 [Negativ Dialektik].

________. Filosofia da Nova Música (trad. Magda França). São Paulo: Perspectiva, 1989 [Philosophie der neuen Musik].

________. Minima Moralia: Reflexões a partir da vida danificada (trad. Luiz Eduardo Bicca). São Paulo: Ática, 1993 [Minima Moralia: Reflexionen aus dem beschädigten Leben].

________. Palavras e Sinais: Modelos Críticos 2 (trad. Maria Helena Ruschel). Petrópolis: Vozes, 1995 [Stichworte. Kritische Modelle 2].

________. Prismas: Crítica cultural e sociedade (trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida). São Paulo: Ática, 1998 [Prismen: Kulturkritik und Gesellschaft].

________. Sur Walter Benjamin (trad. Christophe David). Paris: Gallimard, 2001 [Über Walter Benjamin].

________. Teoria Estética (trad. Artur Morão). São Paulo: Martins Fontes/Edições 70, 1988 [Ästhetische Theorie].

ADORNO, Theodor Wiesengrund & HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos (trad. Guido Antônio de Almeida). Rio de Janeiro: Zahar, 1985 [Dialektik der Aufkärung: Philosophische Fragmente].

________. Temas básicos de sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973. ALVES JR., Douglas Garcia. “Adorno e a instabilidade do sujeito”, Pulsional, n. 176, ano XVI, dezembro/2003, pp. 5-9.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CHIARELLO, M. Natureza-morta: Finitude e negatividade em T.W. Adorno. São Paulo: Edusp, 2006.

DAMIÃO, Carla Milani. Sobre o declínio da “sinceridade”: Filosofia e autobiografia de Jean-Jacques Rousseau a Walter Benjamin. São Paulo: Loyola, 2006.

FREITAS, Verlaine. “A arte moderna como historicamente-sublime: Um comentário sobre o conceito de sublime da Teoria Estética de T.W. Adorno”, Kriterion, no. 127, jun/2013, p. 157-176.

________. “Alteridade e transcendência: A dialética da arte moderna em Theodor Adorno”. In DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgínia; KANGUSSU, Imaculada. Theoria Aesthetica: Em comemoração ao centenário de Theodor W. Adorno. Porto Alegre: Escritos, 2005, pp. 45-56.

FRÜCHTL, Josef. Mimesis: Konstellation eines Zentralbegriffs bei Adorno, Würzburg: Konigshausen Neumann, 1986.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Atenção e dispersão: elementos para uma discussão sobre arte contemporânea a partir de Adorno e Benjamin”. In Limiar, aura e rememoração: Ensaios sobre Walter Benjamin, São Paulo: Editora 34, 2014.

GATTI, Luciano. “Correspondências entre Benjamin e Adorno”, Revista Limiar, vol. 1, n. 2, 2014, pp. 1-47.

HORKHEIMER, Max. “O pensamento de Schopenhauer em relação com a ciência em a religião”, Cadernos de Tradução, n. 12, 2008.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Prática (trad. Artur Morão). Lisboa: Edições 70, 1994.

SAFATLE, Vladimir. A Paixão do Negativo: Lacan e a dialética. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

________. “A teoria das pulsões como ontologia negativa”, Revista Discurso, n. 36, 2006, pp. 151-191.

________. “Espelhos sem imagens: Mimesis e reconhecimento em Lacan e Adorno”, Trans/Form/Ação, 28(2), 2005, pp. 21-45.

SCHWEPPENHÄUSER, Gerhard. “Zur Dialektik der Subjektivität bei Adorno”, Zeitschrift für kritische Theorie, vol. 4, abril, 1997.

SCHWEPPENHÄUSER, Hermann. “Das Individuum in Zeitalter seiner Liquidation: über Adornos soziale Individuationstheorie”. In:

_______. Vergegenwärtigungen zur Unzeit? Lüneburg: Klampen Verlag, 1986.

WAIZBORT, Leopold. “Sacrifício e liquidação do sujeito: Notas sobre a sociologia da música em Adorno”. Revista Tempo Social, 2 (2), 1990, pp. 145-164.

WELSCH, Wolfgang. “Adornos Ästhetik: eine implizite Ästhetik des Erhabenen”. In

_______.Ästhetisches Denken. Stutgard: Reclam, 1993, pp. 114-156.

WIGGERSHAUS, Rof. L’Ecole de Francfort: Histoire, développement, signification (tradução de Lilyane Deroche-Gurcel). Paris: Puf, 1993 [Die Frankfurter Schule].

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Chiarello, M. (2019). Em torno do motivo da despersonalização em T. W. Adorno. Revista Limiar, 3(6), 371–403. https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9235