Do conceito de Gehalt em Walter Benjamin:
Para uma crítica do poema como crítica da vida
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9233Palavras-chave:
aparência e verdade, história da arte, críticaResumo
Nos trabalhos de Walter Benjamin, os conceitos de teor-coisal e teor de verdade têm lugar central. Principalmente no ensaio sobre Goethe e no estudo sobre o barroco alemão, onde esses conceitos amparam uma tentativa de se estabelecer uma relação entre a aparência e a verdade. O conceito de teor, Gehalt, no entanto, ultrapassa as discussões desses trabalhos, e se refere ainda a um universo estruturado no interior da obra, chamado forma interna, cujo acesso crítico dá origem, ali, a uma determinada experiência do pensamento. Investigamos aqui as implicações desse conceito para a concepção de uma crítica de arte que ultrapasse as dicotomias entre forma e conteúdo. Para isso, realizamos uma leitura dos trabalhos de juventude de Benjamin sobre Hölderlin, Goethe e o barroco, além de analisar a correspondência com Adorno, à propósito do trabalho sobre Baudelaire.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W.; BENJAMIN, Walter. Correspondência. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34. 2008.
BENJAMIN, Walter. A modernidade. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
__________. Ensaios reunidos: escritos sobre Goethe. São Paulo: Editora 34, 2009.
__________. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34.
__________. Obras escolhidas II. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1987.
__________. Origem do drama trágico alemão. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
__________. Passagens. Organizador da tradução brasileira Willi Bolle. São Paulo: UFMG, 2009.
CAMÕES, Luís de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.
CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2011
__________. O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1989.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração. Ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.
GATTI, Luciano. Constelações. Crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
LAGES, Susana Kampff. Walter Benjamin: Tradução e Melancolia. São Paulo: EdUSP, 2007.
LUKÁCS, Georg. A alma e as formas. Trad. Rainer Patriota. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
MURICY, Katia. Alegorias da Dialética. Imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2009.
POUND, Ezra. A arte da poesia. Ensaios de Ezra Pound. Trad. Heloysa de Lima Dantas e José Paulo Paes. São Paulo: Ed. Cultrix; EdUSP, 1976
SAUTER, Caroline. “The Ghost of the Poet: Lament in Walter Benjamin’s Early Poetry, Theory and Translation ». In: FERBER, Ilit; SCHWEBEL, Paula (org). Lament in Jewish Thought. Berlim/Nova York: de Gruyter, 2014.