Benjamin e a imagem proustiana

Autores

  • Luis Inácio Oliveira Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9232

Palavras-chave:

Proust, imagem, escrita, crítica literária, história

Resumo

O presente artigo propõe-se a oferecer algumas indicações acerca dos efeitos da leitura da obra de Proust na ampla e esparsa tematização por Benjamin da problemática da imagem em sua correlação com as questões afins da linguagem, da escrita e da história. Para tanto, deu-se especial atenção a algumas das formulações do ensaio Para a imagem de Proust, sobretudo porque neste ensaio do fim dos anos de 1920 as considerações em torno do papel da imagem em Proust articulam os esboços de uma teoria da imagem à crítica literária benjaminiana e ao projeto literáriofilosófico da historiografia materialista dos anos de 1930.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Trad. de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988.

______. Sur Walter Benjamin. Paris: Allia, 2007.

ADORNO, Theodor W.; BENJAMIN, Walter. Correspondência (1928-1940). Trad. de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Unesp, 2012.

BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991.

______. Gesammelte Briefe III (1925-1930). Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997.

______. Correspondance I (1910-1928). Trad. de Guy Petitdemange. Paris: AubierMontaigne, 1979.

______. Correspondance II (1929-1940). Trad. de Guy Petitdemange. Paris: AubierMontaigne, 1979.

______. Sur Proust. Trad. de Robert Kahn. Paris: Nous, 2010.

______. Rêves. Trad. de Christophe David. Paris: Gallimard, 2009.

______. Origem do drama barroco alemão. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo : Brasiliense, 1984.

______. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. de Susana Kampf-Lages e Ernani Chaves. São Paulo : Duas cidades/Editora 34, 2011.

______. Ensaios reunidos : escritos sobre Goethe. Trad. de Irene Aron et alii. São Paulo : Duas cidades/Editora 34, 2009.

______. Obras escolhidas I. Magia e técnica, arte e política. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo : Brasiliense, 2012.

______. Obras escolhidas II. Rua de mão única. Trad. de Rubens Rodrigues Torres Filho et alii. São Paulo : Brasiliense, 2012.

______. Obras escolhidas III. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Trad. de José Carlos Martns Barbosa et alii. São Paulo : Brasiliense, 1994.

______. Sobre o conceito de história. Trad. de Jeanne Marie Gagnebin e Marcos L. Müller. In: LÖWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo, 2005.

______. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica (segunda versão). Trad. de Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk, 2012.

______. Passagens. Trad. de Irene Aron. Belo Horizonte/São Paulo: UFMG/Imprensa Oficial, 2006.

CHAVES, Ernani. Walter Benjamin, Marcel Proust e a questão do sadismo. In: No limiar do moderno. Estudos sobre Friedrich Nietzsche e Walter Benjamin. Belém: Paka-tatu, 2003.

______. Construções na história, construções em análise: presença de Freud na filosofia da história de Walter Benjamin. In: SAFATLE, Vladimir; MANZI, Ronaldo (org.). A filosofia após Freud. São Paulo: Humanitas, 2008.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. O trabalho de rememoração de Penélope. In : Limiar, aura e rememoração. Ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Ed. 34, 2014.

GREFFRATH, Krista. Proust et Benjamin. In: WISMANN, Heinz (org.). Walter Benjamin et Paris. Walter Benjamin et Paris. Paris: Cerf, 1986.

HABERMAS, Jürgen. Crítica conscientizante ou salvadora: a atualidade de Walter Benjamin. In: Habermas: sociologia. Trad. de Barbara Freitag e Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Ática, 1980.

HOMMANGE A MARCEL PROUST. La Nouvelle Revue Française. Revue mensuelle de littérature et de critique. Tome XX. Paris: Gallimard, 1923.

KAHN, Robert. Images, passages: Marcel Proust et Walter Benjamin. Paris : Kimé, 1998.

KLEINER, Barbara. Sprache und Entfremdung. Die Proust-Übersetzungen Walter Benjamins innerhalb seiner Sprach-und Übersetzungstheorie. Bonn: Bouvier, 1980.

LINDNER, Burkhardt. Benjamin comme rêveur et comme théoricien du rêve. In:

BENJAMIN, Walter. Rêves. Trad. de Christophe David. Paris: Gallimard, 2009.

LINK-HEER, Ursula. “Zum Bilde Prousts”. In: LINDNER, Burkhardt. BenjaminHandbuch. Leben, Werk, Wirkung. Sttutgart/Weimer: J. B. Metzler, 2006.

MÜLLER, Adalberto. Proust e as mídias: o trem, o telefone, a fotografia e o cinema. In: Revista USP, nº 85, março/maio de 2010.

POULET, Georges. O espaço proustiano. Trad. de Ana Luiza B. Martins Costa. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

PROUST, Marcel. À la recherche du temps perdu. Bibliothèque de la Pleiade. Paris: Gallimard, 1987. (3 volumes).

______. Em busca do tempo perdido. Trad. de Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. (3 volumes).

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. de Alain François et alii. Campinas: Unicamp, 2007.

SHÖTTKER, Detlev. Konstrutiver Fragmentarismus. Form und Rezepzion der Schriften Walter Benjamins. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1999.

______. Os mundos imagéticos de Benjamin: Objetos, teorias, efeitos. In: Cadernosde Letras da UFF – Dossiê Palavra e imagem, nº 44. Niterói: UFF, 2012.

TIEDEMANN, Rolf. Introdução à edição alemã. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte/São Paulo: UFMG/Imprensa Oficial, 2006.

WEINRICH, Harald. Lete. Arte e crítica do esquecimento. Trad. de Lya Luft. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2001.

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Oliveira, L. I. (2019). Benjamin e a imagem proustiana. Revista Limiar, 3(6), 288–329. https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9232