Em quatro anos:

de 1935 a 1939, crítica da cultura e fantasmagoria

Autores

  • Fernando Bee Mestre em filosofia pela Unicamp.

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9229

Palavras-chave:

Walter Benjamin, fantasmagoria, mito, crítica, cultura

Resumo

O conceito de fantasmagoria é ainda muito pouco estudado na literatura que procura explorar a teoria crítica desenvolvida por Benjamin na década de 30. Nem mesmo os compêndios dedicados à sua obra o ressaltam. O Benjamins Begriffe não dedica espaço para ele e o Benjamin Handbuch só faz indicações indiretas. Isto acontece apesar de Benjamin ter escrito em carta para Gretel Adorno no ano de 1939 que o foco central de sua pesquisa tinha passado a ser a “cultura da sociedade produtora de mercadorias como fantasmagoria”. Em meio ao debate trazido por parte dessa bibliografia secundária, o objetivo deste texto é explorar a centralidade e a complexidade que o conceito de fantasmagoria ganha na teoria crítica da sociedade desenvolvida por Walter Benjamin na década de 30. Para fazer isto, partiremos dos Exposés escritos em 1935 e em 1939 para mostrar como existem continuidades e rupturas na obra de Benjamin que transformam o conceito de fantasmagoria em um conceito crítico. Mais exatamente, procurarei mostrar com o conceito de fantasmagoria corresponde ao diagnóstico de que a cultura é a nova forma de mito produzido pela sociedade moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. “Caracterização de Walter Benjamin”. In: ADORNO, Theodor. Primas: crítica cultural e sociedade. São Paulo, SP: Editora Ática, 1998.

ADORNO, Theodor W.; BENJAMIN, Walter. Correspondência 1928 - 1940. São Paulo, SP: Ed. UNESP, 2012.

BEE, Fernando. Crítica da cultura e fantasmagoria : Benjamin na década de 30, Dissertação de Mestrado, 2016

BENJAMIN, Walter. A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. Rio de Janeiro, RJ: Nau editora, 2015.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo, SP: Editora brasiliense, 2011, v. I.

BENJAMIN, Walter. Benjamin e a obra de arte. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 2012.

BENJAMIN, Walter. Ensaios reunidos: escritos sobre Goethe. São Paulo, SP: Duas Cidades; Editora 34, 2009.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. São Paulo, SP: Editora Autêntica, 2010.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo, SP: Editora brasiliense, 2011, v. II.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte, MG: Editora da UFMG, 2006.

BENJAMIN, Walter. Radio Benjamin. London, UK: Verso Books, 2014.

BENJAMIN, Walter. “Sobre alguns motivos na obra de Baudelaire”. In: BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2015.

BERDET, Marc. “Eight Thesis on Phantasmagoria. Anthropology & Materialism”. A Journal of Social Research, n. 1, 2013. Disponível em: <https://am.revues.org/225>. Acesso em: 26 set. 2016.

BERDET, Marc. Fantasmagories du capital. Paris: Zones, 2013.

BERDET, Marc. Le chiffonier de Paris: Walter Benjamin et les fantasmagories. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 2015.

BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das Passagens. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2002.

CASTLE, Terry. “Phantasmagoria: Spectral Technology and the Metaphorics of Modern Reverie”. Critical Inquiry, v. 15, n. 1, p. 26–61, 1988.

CAYGILL, Howard. “Walter Benjamin’s concept of cultural history”. In: FERRIS, David S. (Org.). The Cambridge Companion to Walter Benjamin. [s.l.]: Cambridge University Press, 2004.

COHEN, Margaret. “Walter Benjamin’s Phantasmagoria”. New German Critique, n. 48, p. 87–107, 1989.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Limiar, aura e rememoração. São Paulo, SP: Editora 34, 2014.

HABERMAS, Jürgen. “Crítica conscientizante ou salvadora - a atualidade de Walter Benjamin”. In: FREITAG, Barbara; ROUANET, Sérgio Paulo (Orgs.). Habermas: sociologia. São Paulo, SP: Ed. Ática, 1993.

KANG, Jaeho. “O espetáculo da modernidade: a crítica da cultura de Walter Benjamin”. Novos Estudos - CEBRAP, n. 84, p. 215–233, 2009.

KANG, Jaeho. “The Phantasmagoria of the Spectacle—Walter Benjamin and a Critique of Media Culture”. In: STEINSKOG, Erik; PETERSON, Dag (Orgs.). Walter Benjamin and Actualities of Aura. [s.l.]: NSU Press, 2005.

KANG, Jaeho. Walter Benjamin and the Media: The Spectacle of Modernity. Cambridge, UK: Polity Press, 2014.

MARKUS, Gyorgy. “Walter Benjamin or: The Commodity as Phantasmagoria”. New German Critique, n. 83, p. 3–42, 2001.

MENNINGHAUS, Winfried. “Walter Benjamin’s Theory of Myth”. In: SMITH, Gary. On Walter Benjamin: Critical Essays and Recollections. Cambridge, USA: MIT Press,1991.

OLIVEIRA, Everaldo Vanderlei de. Um mestre da crítica: romantismo, mito e iluminismo em Walter Benjamin. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.

PALHARES, Taisa Helena Pascale. Aura: a crise da arte em Walter Benjamin. São Paulo, SP: Barracuda, 2006.

ROUANET, Sérgio Paulo. Edipo e o anjo: itinerários freudianos em Walter Benjamin. Rio de Janeiro, RJ: Edições Tempo Brasileiro, 1981.

STEINER, Uwe. Walter Benjamin: An Introduction to His Work and Thought. Trad. Michael Winkler. Chicago, USA: University of Chicago Press, 2012.

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Bee, F. (2019). Em quatro anos:: de 1935 a 1939, crítica da cultura e fantasmagoria. Revista Limiar, 3(6), 195–233. https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9229