Sobre as relações entre cinema, mimese e técnica em Walter Benjamin

Autores

  • Franceila de Souza Rodrigues Franceila de Souza Rodrigues é mestra em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9225

Palavras-chave:

Walter Benjamin, cinema, mimese, técnica

Resumo

Proponho neste artigo analisar a ideia de técnica desenvolvida por Walter Benjamin na segunda versão de “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”, ensaio em que o autor examina atentamente as possibilidades estéticas e políticas inauguradas com a invenção do cinema. Tal percurso possibilita ao filósofo desenvolver mais explicitamente uma dupla concepção de técnica a qual discutirei relacionando-a à reflexão histórico-antropológica da mimese, defendida por Miriam Hansen no artigo “Benjamin, Cinema e Experiência: A flor azul no jardim da técnica”.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T.W. Correspondência 1928-1940. Adorno-Benjamin. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Unesp, 2012.

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. (2ª versão). Trad. Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk, 2012.

________, A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. (3ª versão). Trad. de José Lino Grünnewald. In. Coleções os pensadores. Textos Escolhidos. Walter

Benjamin, Max Horkeimer, Theodor W. Adorno e Jürgen Habermas, 1ªed. São Paulo: Abril, 1975.

________, Écrits Français. Paris: Gallimard, 1991.

________, L’ oeuvre d’ arte à l’ époque de sa reproduction mécanisée. (4ª versão). In. Gesammelte Schriften. Vol. I. 2. Trad. Pierre Klossowski. Frankfurt am Main:

Suhrkamp, 1991.

________. Obras Escolhidas. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2008.

_______. Obras Escolhidas. Vol. 2. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BOLLE, W. Fisiognomia da Metrópole Moderna. Representação da História em Walter Benjamin. São Paulo: Edusp, 2000.

GATTI, L. Constelações. Crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo: Loyola, 2009.

PALHARES, T. Aura. A crise da arte em Walter Benjamin. São Paulo: Barracuda, 2006.

HANSEN, M. Benjamin, Cinema e Experiência: A flor azul na terra da tecnologia. In: Benjamin e a obra de arte, p.205-255. Rio de Janeiro: Contracampo, 2012.

________. Room-for-play: Benjamin’s Gamble with Cinema. In: Canadian Journal of Film Studies, vol.13, p.2-27, 2004.

KANGUSSU, I. Passagens: Imagem e História em Walter Benjamin. Dissertação (Mestrado). Belo Horizonte: UFMG, 1996.

ROCHLITZ, R. O desencantamento da arte. Trad. Maria Elena Ortiz Assumpção. São Paulo: USC, 2003.

SCHÖTTKER, D. Comentário sobre Benjamin e A obra de arte. Trad. Marijane Lisboa. In Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem e percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

TACKELS, B. L’ oeuvre d’art a l’époque de Walte Benjamin. Historie de l’Aura. Paris, Harmattan, 1999.

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Rodrigues, F. de S. (2019). Sobre as relações entre cinema, mimese e técnica em Walter Benjamin. Revista Limiar, 3(6), 79–90. https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9225