Sobre as relações entre cinema, mimese e técnica em Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9225Palavras-chave:
Walter Benjamin, cinema, mimese, técnicaResumo
Proponho neste artigo analisar a ideia de técnica desenvolvida por Walter Benjamin na segunda versão de “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”, ensaio em que o autor examina atentamente as possibilidades estéticas e políticas inauguradas com a invenção do cinema. Tal percurso possibilita ao filósofo desenvolver mais explicitamente uma dupla concepção de técnica a qual discutirei relacionando-a à reflexão histórico-antropológica da mimese, defendida por Miriam Hansen no artigo “Benjamin, Cinema e Experiência: A flor azul no jardim da técnica”.
Downloads
Referências
ADORNO, T.W. Correspondência 1928-1940. Adorno-Benjamin. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Unesp, 2012.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. (2ª versão). Trad. Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk, 2012.
________, A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. (3ª versão). Trad. de José Lino Grünnewald. In. Coleções os pensadores. Textos Escolhidos. Walter
Benjamin, Max Horkeimer, Theodor W. Adorno e Jürgen Habermas, 1ªed. São Paulo: Abril, 1975.
________, Écrits Français. Paris: Gallimard, 1991.
________, L’ oeuvre d’ arte à l’ époque de sa reproduction mécanisée. (4ª versão). In. Gesammelte Schriften. Vol. I. 2. Trad. Pierre Klossowski. Frankfurt am Main:
Suhrkamp, 1991.
________. Obras Escolhidas. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2008.
_______. Obras Escolhidas. Vol. 2. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BOLLE, W. Fisiognomia da Metrópole Moderna. Representação da História em Walter Benjamin. São Paulo: Edusp, 2000.
GATTI, L. Constelações. Crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo: Loyola, 2009.
PALHARES, T. Aura. A crise da arte em Walter Benjamin. São Paulo: Barracuda, 2006.
HANSEN, M. Benjamin, Cinema e Experiência: A flor azul na terra da tecnologia. In: Benjamin e a obra de arte, p.205-255. Rio de Janeiro: Contracampo, 2012.
________. Room-for-play: Benjamin’s Gamble with Cinema. In: Canadian Journal of Film Studies, vol.13, p.2-27, 2004.
KANGUSSU, I. Passagens: Imagem e História em Walter Benjamin. Dissertação (Mestrado). Belo Horizonte: UFMG, 1996.
ROCHLITZ, R. O desencantamento da arte. Trad. Maria Elena Ortiz Assumpção. São Paulo: USC, 2003.
SCHÖTTKER, D. Comentário sobre Benjamin e A obra de arte. Trad. Marijane Lisboa. In Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem e percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
TACKELS, B. L’ oeuvre d’art a l’époque de Walte Benjamin. Historie de l’Aura. Paris, Harmattan, 1999.