Da psiquê ao mundo das coisas:

A materialidade dos sonhos em W. Benjamin

Autores

  • Aléxia Bretas Professora da Universidade Federal do ABC.

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9224

Palavras-chave:

Sonho, Surrealismo, Materialidade, Dialética, Kitsch onírico, Despertar

Resumo

De espuma? De pedra? De ferro? De vidro? De tecido? De carne? Afinal, de que matéria são feitos os sonhos? Ou mais especificamente, como pensar a questão da materialidade das produções oníricas à luz dos escritos de Walter Benjamin? Aliás, é preciso, antes, enfrentar o desafio desta incômoda interrogação: o sonho possuiria, de fato, uma densidade rigorosamente material? Nesse caso, contrariando Heráclito de Éfeso, seria possível partilhar um mundo comum precisamente a partir da espectral objetividade do que sonhamos? Certamente, esta é uma perspectiva tão improvável quanto inquietante. Se assim não fosse, as ideias de Benjamin teriam sido aceitas sem maiores objeções a respeito. Mas, como sabemos, este não foi bem o caso. Do romantismo à dialética materialista; do estoicismo ao barroco; da psicanálise ao surrealismo: todas essas passagens, justaposições, atritos, metamorfoses e desencaixes circunscrevem a constelação do sonho em Walter Benjamin, imprimindo a suas discussões uma enorme relevância para se pensar os múltiplos nexos e as tensões produtivas entre a experiência das vanguardas artísticas, a Traumdeutung freudiana e os estudos marxistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Correspondência, 1928-1940 / Theodor W. Adorno, Walter Benjamin. Trad.: José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

_________. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Rad.: Luiz Eduardo Bicca. Rio de Janeiro: Ática, 2003.

_________. “Revendo o surrealismo”. In: Notas de literatura I. Trad.: Jorge de Almeida. São Paulo: Ed. 34, 2012.

BENJAMIN, Walter. Träume. Frankfurt a.M., Suhrkamp, 2008.

_______. Passagens. Trad. alemão: Irene Aron. Trad. francês: Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte, Editora UFMG; São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

_______. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed., São Paulo: Brasiliense, 1986.

_______. “O capitalismo como religião”, in: O capitalismo como religião. Tradução: Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013.

BRECHT, Bertolt. “O teatro, casa dos sonhos”, in: Poemas 1913-1956. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2000.

BRETAS, Aléxia. A constelação do sonho em Walter Benjamin. São Paulo: Humanitas / Fapesp, 2008.

_________. Do romance de artista à permanência da arte: Marcuse e as aporias da modernidade estética. São Paulo: Annablume / Fapesp, 2013.

BRETON, André. Manifestos do surrealismo. Trad.: André Pachá. Rio de Janeiro: Nau, 2001.

CLARK, T. J. “Será que Benjamin devia ter lido Marx?”, in: Modernismos: ensaios sobre política, história e teoria da arte. Org.: Sônia Salzstein. Trad.: Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

DERRIDA, Jacques. Fichus. Paris: Galilée, 2002.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Ed. 34, 2014.

MACHADO, Francisco de Ambrosis Pinheiro. Imagem e consciência da história: pensamento figurativo em Walter Benjamin. Tradução: Milton Camargo Mota. São Paulo: Ed. Loyola, 2013.

SCHOLEM, Gershom. Walter Benjamin: a história de uma amizade. São Paulo: Perspectiva, 1989.

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Bretas, A. (2019). Da psiquê ao mundo das coisas:: A materialidade dos sonhos em W. Benjamin. Revista Limiar, 3(6), 62–78. https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9224