Dissociação-valor:

ruptura com a mulher ontológica pela análise da mercadoria

Autores

  • Jéssica Cristina Luz Menegatti Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2017.v4.9222

Palavras-chave:

Feminismo, Dissociação-valor, Roswitha Scholz, Crítica do valor, Ontologia

Resumo

este artigo expõe a teoria da dissociação-valor formulada pela filósofa alemã Roswitha Scholz. Baseada na análise marxista da mercadoria e na teoria crítica de Adorno, Scholz explica a dominação sexual masculina pelo fetichismo da mercadoria. Expõe como a inferiorização feminina constituiu modelo essencial para a consolidação da forma valor: a divisão entre esferas pública e privada e a atribuição da realização do valor como responsabilidade masculina gera a dissociação feminina e uma diferenciação correspondente entre duas esferas psicossociais e culturais simbólicas, uma divisão, em último caso, entre superioridade e inferioridade. Pretendemos demonstrar que a união do fetichismo da mercadoria com a relação de dominação entre os sexos demonstra a clara necessidade de sua crítica conjunta como uma crítica das categorias ontológicas que mantém nossa consciência na ideia de uma realidade inquestionável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Negative Dialektik. in Adorno. T. W.: Gesammelte Schriften. vol. 6 (5.' ed.) Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1996. apud

SCHIPPLING, Anne. O "Não-Idêntico" na ideia de razão de Theodor W. Adorno e a resultante possibilidade de uma filosofia fecunda para a pós-modernidade. Revista Filosófica de Coimbra nº25. Disponível em <http://www.uc.pt/fluc/dfci/publicacoes/o_nao_identico_na_ideia_de_razao > Acesso em 21. mai.2017.

FOCAULT, Michael. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma Tannus Muchail. 8ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética, Volume III. Tradução Marco Aurélio Werle. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: 2002.

______. Fenomenologia do espírito. Tradução: Paulo Meneses. 2ª edição. Petrópolis: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 1988.

KURZ, Robert. Crise e crítica: o limite interno do capital e as fases do definhamento do marxismo, 2012. Disponível em < http://www.obeco-online.org/rkurz409.htm >

______. Dominação Sem Sujeito: Sobre A Superação De Uma Crítica Social Redutora. 1993. Disponível em < http://www.obeco-online.org/rkurz86.htm> Acesso em 20. out. 2016.

______; CEVASCO, Maria Elisa; OHATA, Milton (Org.). Um crítico na periferia do capitalismo. Reflexões sobre a obra de Robert Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Editora Boitempo, 2013, p. 149.

SCHOLZ, Roswitha. A nova crítica social e o problema das diferenças: Disparidades económicas, racismo e individualização pós-moderna. Algumas teses sobre o valor-dissociação na era da globalização. Revista EXIT! Krise und Kritik der Warengesellschaft, 1/2004. Disponível em < http://obeco.planetaclix.pt/roswithascholz3.htm> Acesso em 01. mai.2017.

______. O sexo do capitalismo: Teorias Feministas e Metamorfose Pós-Moderna do Patriarcado. [Excertos] Disponível em < http://www.obecoonline.org/roswitha_scholz6.htm >

______. O valor é homem: teses sobre a socialização pelo valor e a relação entre os sexos, Revista Krisis, 1996.

______. O Tabu Da Abstracção No Feminismo, 2011. Disponível em <http://www.obeco-online.org/roswitha_scholz15.htm>. Acesso em 20 out. 2016.

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Menegatti, J. C. L. (2019). Dissociação-valor:: ruptura com a mulher ontológica pela análise da mercadoria. Revista Limiar, 4(7), 263–278. https://doi.org/10.34024/limiar.2017.v4.9222