Hegel, a poética e sua crítica ao jovem Goethe

Autores

  • Luciene Antunes Alves Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2017.v4.9215

Palavras-chave:

Poética, Espírito, Prosa, Subjetividade, Jovem Goethe

Resumo

Analisaremos, neste texto, como e por que o filósofo Hegel enaltece a arte poética como uma das mais importantes formas de arte livre. Notamos que a arte poética, além de ser uma maneira de exprimir e elevar o “Espírito”, é também a arte mais adequada e facilitadora para a aparição concreta do sensível. Nesse contexto, percebemos que o filósofo fez muitas críticas a alguns de seus contemporâneos. Dentre essas apreciações, ressaltamos as que se referem ao jovem Goethe. Possivelmente influenciado pelo movimento Sturm und Drang, o poeta alemão cria narrativas trágicas como Clavigo, Egmont, Estela e o romance Os sofrimentos do Jovem Werther, que não “arrebatam” o filósofo alemão. Por que tais obras são criticadas por Hegel? Seria pela Forma como o poeta escreveu, pelo Conteúdo ou apenas pelo excesso de prosaísmo? Buscamos responder a essas e a outras questões. Utilizamos edições críticas e traduções modernas disponíveis dos autores e de outros que nos parecem tornar o estudo mais preciso e enriquecedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Luciene Antunes. A tragédia de Gretchen: sujeito e liberdade no Fausto de Goethe. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2014.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Os sofrimentos do jovem Werther. São Paulo: Martin Claret, 2006.

_________. Estela: tragédia. Trad. Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Melhoramentos, 1949a.

_________. Clavigo: tragédia. Trad. Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Melhoramentos, 1949b.

_________. Egmont: tragédia em cinco atos. Trad. Hamilcar Turelli. São Paulo: Melhoramentos, 1949c.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de estética. Trad. Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. São Paulo: Ed. da USP, 2001. v. 1. (Col. Clássicos; 18).

_________. Cursos de estética. Trad. Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. São Paulo: Ed. da USP, 2014. v. 4. (Col. Clássicos; 26).

KONDER, Leandro. Sobre o amor. São Paulo: Boitempo, 2007.

LUKÁCS, Georg. Goethe y su época. Trad. Manoel Sacristán. Barcelona: Grijalbo, 1968.

ROSENFELD, Anatol. Teatro alemão: história e estudos. São Paulo: Brasiliense, 1968.

SILVA FILHO, Antônio Vieira da. Poesia e prosa: arte e Filosofia na Estética de Hegel. Pontes: 2008.

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Alves, L. A. (2019). Hegel, a poética e sua crítica ao jovem Goethe. Revista Limiar, 4(7), 100–115. https://doi.org/10.34024/limiar.2017.v4.9215