Eticidade e Moralidade na tragédia:

apontamentos sobre Hegel e F. Schiller

Autores

  • Clécio Luiz Silva Júnior Doutorando em Filosofia - Bolsista Capes - na linha de pesquisa em Estética e Filosofia da Arte pelo programa de pós-graduação em Filosofia da UFRJ. Mestre em Estética e Filosofia da arte pela UFOP.

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2017.v4.9213

Palavras-chave:

filosofia do trágico, tragédia, moralidade, romantismo alemão, Hegel

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar que a tragédia guarda fortes relações com conteúdos metafísicos exteriores, o que a torna algo mais relevante do que mera representação teatral. Propomos, neste trabalho, uma aproximação entre a perspectiva de Schiller acerca da arte trágica, tomando-a como elemento de expressão e promoção da moralidade na sociedade política, e a perspectiva de Hegel sobre a tragédia grega. Abordamos, com Hegel, o progresso da tragédia enquanto forma da poesia dramática que expõe, para a antiguidade grega, conteúdos universais (eticidade) e, posteriormente, no mundo moderno, mostramos como a perda desses conteúdos, a perda da eticidade compromete a eficácia da tragédia como representação desses conteúdos. Ao mesmo tempo, procuramos demonstrar que o fracasso da tragédia, que se torna meramente Trauerspiel, i.e., apenas representação teatral, incita, em paralelo, a passagem de uma perspectiva poética da tragédia para uma filosofia do trágico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Rachel Gazolla de. Para não ler ingenuamente uma tragédia grega: ensaio sobre aspectos do trágico. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34, 2015.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética. Trad. Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. Vol. IV. São Paulo, Edusp, 2004.

KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Trad. Valério Rohden e Antonio Marques. São Paulo: Forense Universitária, 2012.

MACHADO, Roberto. O nascimento do trágico. De Schiller a Nietzsche. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da Tragédia. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.

ROSENFELD, Anatol. Texto/contexto II. Campinas: Ed. da UNICAMP; São Paulo: EDUSP, 1993.

SCHILLER, Friedrich. Teoria da Tragédia. Trad. Flávio Meurer. São Paulo: E.P.U., 1992.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem numa série de cartas. Trad. Roberto Schwarz e Marcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2011.SZONDI, Peter. Poésie et poétique de l’idealisme allemand. Paris: Gallimard, 1991.

SZONDI, Peter. Ensaio sobre o trágico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

WERLE, M. A. A aparência sensível da ideia. São Paulo: Loyola, 2013.

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Silva Júnior, C. L. (2019). Eticidade e Moralidade na tragédia:: apontamentos sobre Hegel e F. Schiller. Revista Limiar, 4(7), 59–76. https://doi.org/10.34024/limiar.2017.v4.9213