Nietzsche, o caminho para tornar-se o que se é

Autores

  • Wanderley J. Ferreira Jr. Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2017.v4.9201

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Pedagogia, Ciência, Humanismo

Resumo

Parte-se de um breve diagnóstico dos tempos atuais apontando para o surgimento de novos paradigmas no campo das ciências e para a massificação e apequenamento do homem na chamada sociedade do controle. Nesse contexto, com Nietzsche, questiona-se as possibilidades do humanismo como força educadora e que papel caberia aos mestres e às instituições de ensino. Conclui-se tomando como fio condutor o lema de Píndaro – "Tornar-se o que se é" – que é retomado em momentos diversos na obra de Nietzsche.

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Publicado

2019-03-24

Como Citar

Ferreira Jr., W. J. (2019). Nietzsche, o caminho para tornar-se o que se é. Revista Limiar, 4(8), 135–158. https://doi.org/10.34024/limiar.2017.v4.9201