Nietzsche entre Wagner e Bizet:
artes da décadence, o teatro da excitação e o sapateado da dança moura
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2017.v4.9200Palavras-chave:
Friedrich Nietzsche, décadence, Wagner, BizetResumo
A obra de arte total wagneriana é, para Nietzsche, uma lente de aumento a partir da qual será possível diagnosticar a décadence das artes e das sociedades europeias em geral. O diagnóstico nietzschiano evidencia a tensão entre a impossibilidade dos artistas modernos construírem uma grande arte e, ao mesmo tempo, de se contentarem com uma arte pequena, uma ‘arte da retidão’, o que conduziria, especificamente no caso de Wagner, a forjar a decadência em progresso. Expondo e considerando estes aspectos, o presente artigo problematizará algumas questões referentes ao caso Wagner/Bizet, mostrando como a personagem Carmen pode ser interpretada a partir das questões levantadas por Nietzsche a respeito da “dança moura”, em contraposição à excitação causada pelo narcótico do drama wagneriano.
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