Da seriedade à leveza:
uma análise de O Nascimento da Tragédia
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2017.v4.9197Palavras-chave:
Nietzsche, Vaihinger, Ficcionalismo, Nascimento da Tragédia, EstéticaResumo
o objetivo deste artigo é refletir sobre o projeto de O nascimento da tragédia e a sua respectiva autocrítica no prefácio de 1886 à luz dos adjetivos “sério” (ernst) e “pesado” (schwer), tendo como respaldo a interpretação ficcionalista da filosofia de Nietzsche desenvolvida por H. Vaihinger.
Downloads
Referências
BRUSOTTI, M. Die Leidenschaft der Erkenntnis. Philosophie und ästhetische Lebensgestaltung bei Nietzsche von Morgenröthe bis Also sprach Zarathustra. Berlin/New York: Walter de Gruyter, 1998.
CHAVES, Ernani. O trágico, o cômico e a “distância artística”: arte e conhecimento n’A Gaia Ciência, de Nietzsche. In: Kriterion: Revista de Filosofia. Belo Horizonte, 2005, vol. 46, nº. 112.
CONSTÂNCIO, João. Arte e Niilismo: Nietzsche e o enigma do mundo. Lisboa: Tinta da China, 2013.
GIACOIA, Oswaldo. Arte e Filosofia: para uma crítica dos ideais ascéticos. In: Philósophos – Revista de Filosofia. Goiânia, v. 21, n. 2, pp.197-218, Jul./Dez, 2016.
MACHADO, Roberto (Org.). Nietzsche e a polêmica sobre O nascimento da tragédia.Trad. Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
NIETZSCHE. Friedrich W. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA). 15 vols. Organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Berlim: de Gruyter, 1999.
SMALL, R. Nietzsche in Context. Aldershot: Ashgate, 2001.
VAIHINGER, A filosofia do como se. Trad. Johannes Kretschmer. Chapecó: Argos, 2011.
WILLAMOWITZ-MÖLLENDORF, Ulrich. Eriennungen. Zweite Ergänzte Auflage. Leipzig: Koehler, 1928.