Da seriedade à leveza:
uma análise de O Nascimento da Tragédia
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2017.v4.9197Palavras-chave:
Nietzsche, Vaihinger, Ficcionalismo, Nascimento da Tragédia, EstéticaResumo
o objetivo deste artigo é refletir sobre o projeto de O nascimento da tragédia e a sua respectiva autocrítica no prefácio de 1886 à luz dos adjetivos “sério” (ernst) e “pesado” (schwer), tendo como respaldo a interpretação ficcionalista da filosofia de Nietzsche desenvolvida por H. Vaihinger.
Referências
BRUSOTTI, M. Die Leidenschaft der Erkenntnis. Philosophie und ästhetische Lebensgestaltung bei Nietzsche von Morgenröthe bis Also sprach Zarathustra. Berlin/New York: Walter de Gruyter, 1998.
CHAVES, Ernani. O trágico, o cômico e a “distância artística”: arte e conhecimento n’A Gaia Ciência, de Nietzsche. In: Kriterion: Revista de Filosofia. Belo Horizonte, 2005, vol. 46, nº. 112.
CONSTÂNCIO, João. Arte e Niilismo: Nietzsche e o enigma do mundo. Lisboa: Tinta da China, 2013.
GIACOIA, Oswaldo. Arte e Filosofia: para uma crítica dos ideais ascéticos. In: Philósophos – Revista de Filosofia. Goiânia, v. 21, n. 2, pp.197-218, Jul./Dez, 2016.
MACHADO, Roberto (Org.). Nietzsche e a polêmica sobre O nascimento da tragédia.Trad. Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
NIETZSCHE. Friedrich W. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA). 15 vols. Organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Berlim: de Gruyter, 1999.
SMALL, R. Nietzsche in Context. Aldershot: Ashgate, 2001.
VAIHINGER, A filosofia do como se. Trad. Johannes Kretschmer. Chapecó: Argos, 2011.
WILLAMOWITZ-MÖLLENDORF, Ulrich. Eriennungen. Zweite Ergänzte Auflage. Leipzig: Koehler, 1928.
