Dissolução dos pressupostos e temporalidade em Proust

Autores

  • Sanqueilo de Lima Santos Professor Adjunto de Filosofia – DFCH/UESC

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2018.v5.9190

Palavras-chave:

Fenomenologia, temporalidade, pressupostos

Resumo

No presente trabalho, intenta-se desenvolver as relações de afinidade entre algumas concepções transparecidas na obra Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust, e princípios da fenomenologia, especialmente aquela presente em Obra de rte literária, de Roman Ingarden. Através dessas afinidades, a análise pretende evidenciar uma forma de terapêutica filosófica que seria promovida pela leitura da obra proustiana, no sentido de dissolução dos pressupostos que afetam o grau de capacidade crítica e de experiência ontológica do Eu transcendental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Trad. A. Piquet & R. Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

GALLUCCI, Natacha M. L. O diapasão da lembrança em A Prisioneira de Marcel Proust. In: DAMIÃO, Carla M. & SILVA, Guilherme G. da (orgs.). Confluindo tradições estéticas. Goiânia: Edições Ricochete, 2016.HUSSERL, Edmund. A filosofia como ciência de rigor. Trad. Albin Beau. Coimbra: Atlântida, 1952.

INGARDEN, Roman. A obra de arte literária. Trad. A. E. BEAU, M. da C. PUGA & M.

M. BARRETO. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,

KIERKEGAARD, Søren A. Pós-escrito às migalhas filosóficas, Vol I. Trad. A. L. M. Valls & M. M. de Almeida. Petrópolis – RJ: Vozes, 2013.

PROUST, Marcel. A prisioneira; A fugitiva; O tempo recuperado: Em busca do tempo perdido. Trad. Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002c.

PROUST, Marcel. No caminho de Swann; À sombra das moças em flor: Em busca do tempo perdido. Trad. Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002a.

PROUST, Marcel. O caminho de Guermantes; Sodoma e Gomorra: Em busca do tempo perdido. Trad. Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002b.

RICŒUR, Paul. A metáfora viva. Trad. D. D. Macedo. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

_____. Teoria da interpretação. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2000.

SARTRE, Jean-Paul. O imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação. Trad. D. Machado. São Paulo: Editora Ática, 1996.

Downloads

Publicado

2019-03-24

Como Citar

Santos, S. de L. (2019). Dissolução dos pressupostos e temporalidade em Proust. Revista Limiar, 5(9), 23–42. https://doi.org/10.34024/limiar.2018.v5.9190