A dupla face de Austerlitz, de W. G. Sebald

Autores

  • Luciano Gatti Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2025.v12.20993

Palavras-chave:

W. G. Sebald, Romance contemporâneo, Montagem

Resumo

O artigo analisa o romance Austerlitz, de W. G. Sebald, explorando a relação entre narrativa literária, documento histórico e fotografia. A partir do conceito de “narrador periscópico”, derivado de Thomas Bernhard, e das reflexões de Walter Benjamin e Roland Barthes sobre memória e fotografia, o artigo argumenta que Sebald, ao construir a biografia de seu protagonista, vale-se da montagem literária para colocar em questão a distinção rígida entre documento e ficção. O resultado é uma narrativa singular, que se apropria da dificuldade de constituição do testemunho como um problema ético para a literatura, seja pela exigência de recordar a catástrofe provocada pela II Guerra Mundial, seja pelo respeito às mediações necessárias para expor a história de seus sobreviventes.

Referências

ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Ed. 34, 2003.

BANKI, Luisa. Post-Katastrophische Poetik. Zu W. G. Sebald und Walter Benjamin. Padeborn: Wilhelm Fink, 2016.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castanon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991.

________. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BERNHARD, Thomas. Mestres Antigos. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

CHAVES, Ernani, “Retrato, imagem e fisiognomia. Walter Benjamin e a fotografia”, in DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgínia (org.). Mimesis e Expressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001,

DUTTLINGER, Caroline. “Traumatic photographs: remembrance and technical media in W. G. Seblad’s Austerlitz”, in long, J. J.; WHITEHEAD, Anne (ed.). W. G. Sebald. A critical companion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2004.

FELMAN, Shoshana; LAUB, Dori. Testimony. Crisis of witnessing in literature, psychoanalysis and history. Nova York: Routledge, 1992.

FRIEDLANDER, Saul (ed.). Wenn Erinnerung kommt. München: C. H. Beck, 2016.

GATTI, Luciano.“Os duplos de Sebald”, in Serrote 10, 2011.

GEIMER, Peter, Theorien der Fotografie zur Einführung. Hamburg: Junius Verlag, 2009.

HIRSCH, Marianne. The Generation of Postmemory. Writing and Visual Culture After the Holocaust. New York: Columbia University Press, 2012.

JOSEPHS, Jeremy; BECHHÖFER, Susi. Rosa’s Child. London/New York: I.B.Tauris, 1996.

KASPAR, Judith, Der traumatisierte Raum. Insistenz, Inschrift, Montage bei Freud, Levi, Kertész, Sebald und Dante. Berlin/Boston: De Gruyter, 2016.

KRAUSS, Rosalind. “Notes on the index: Seventies Art in America. Part 1”. October 1976, vol. 3.

LEVI, Primo. É isso um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988, p. 60.

LONG, J. J. W. G. Sebald. Image, archive, modernity. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2007.

LOTHE, Jakob; SULEIMAN, Susan Rubin; PHELAN, James (ed.). After Testimony. The Ethics and Aesthetics of Holocaust Narrative for the Future. Columbus: The Ohio State University Press, 2012.

MOSBACH, Bettina. Figurationen der Katastrophe. Ästhetische Verfahren in W. G. Sebalds Die Ringe des Saturn und Austerlitz. Bielefeld: Aisthesis Verlag. 2008.

MILLER, Nikolaus. Prolegomena zu einer Poetik der Dokumentarliteratur. München: Fink, 1982.

________. “Dokumentarliteratur”, in Literaturlexikon. Begriffe, Realien, Methoden.

MORETTI, Franco, “O século sério”, in O romance. São Paulo: Cosac Naifi, 2009.

NIEHAUS, Michael; ÖHLSCHLÄGER, Claudia (Hg.). W. G. Sebald. Politische Archäologie und melancholische Bastelei. Berlin: Erich Schmidt Verlag, 2006.

ÖHLSCHLÄGER, Claudia; NIEHAUS, Michael (Hg.). W. G. Sebald-Handbuch. Leben – Werk – Wirkung. Stuttgart: J. B. Metzler Verlag, 2017.

PIC, Muriel; RITTE, Jürgen (ed.). W. G. Sebald: Littérature et étique documentaire. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 2017.

PREUSCHOFF, Nikolai Jan . Mit Walter Benjamin. Melancholie, Geschichte und Erzählen bei W. G. Sebald. Heidelberg: Universitätsverlag WINTER, 2015.

RIEDL, Eva. Raumbegehren. Zum Flaneur bei W. G. Sebald und Walter Benjamin. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2017.

SEBALD, W. G. Schwindel. Gefühle. Frankfurt am Main: Fischer, 2009. [Vertigem. Sensações. Tradução de José Marcos Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008].

________. Die Ausgewanderten.Frankfurt am Main: Fischer, 2008. [Os emigrantes. Tradução de José Marcos Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009].

________. Die Ringe des Saturn. Frankfurt am Main: Fischer, 2007. [Os anéis de Saturno. Tradução de José Marcos Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2010].

________. Austerlitz. Frankfurt am Main, Suhrkamp, 2001. [Austerlitz. Tradução de José Marcos Macedo: São Paulo, Companhia das Letras, 2008].

________. Campo Santo. Frankfurt am Main: Fischer, 2006. [Campo Santo. Tradução de Kristina Michahelles São Paulo: Companhia das Letras, 2021].

________. Luftkrieg und Literatur. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2018. [Guerra aérea e literatura. Tradução de Carlos Abbenseth e Frederico Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011].

________. “Auf ungeheuer dünnen Eis”. Gespräche 1971 bis 2001. Frankfurt am Main, Fischer, 2012.

________. Die Beschreibung des Unglücks. Zur österreichischen Literatur von Stifter bis Handke. Frankfurt am Main, Fischer, 2006.

________. The Emergence of Memory. Conversations with W. G. Sebald. Editado por Lynne Sharon Schwartz. New York: Seven Stories Press, 2007.

SCHÜTTE, Uwe. W. G. Sebald. Leben und literarisches Werk. Berlin: De Gruyter, 2020.

________. “Ein Lehrer. Über W. G. Sebald und Thomas Bernhard”, in LUGHOFER, Johan Georg. Thomas Bernhard. Gesellschaftliche und politische Bedeutung der Literatur. Wien/Köln/Weimar: Gohlau Verlag, 2012.

SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2000.

SZONDI, Peter. “Hoffnung im Vergangenen: über Walter Benjamin”, Schriften II. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1996.

WEIDNER, Daniel. “Bildnis machen”. Autofiktionale Strategien bei Walter Kempowski, Uwe Johnson und W. G. Sebald”, in WAGNER-EGELHAAF, Martina (Hg.). Auto(r)fiktion. Literarische Verfahren der Selbstkonstruktion. Bielefeld: Aisthesis Verlag, 2013.

WINKELVOSS, Karine. W. G. Sebald: Formen des Pathos. Padeborn: Brill Fink, 2022.

WOHLHARTH, Irving. “Anachronie. Interferenzen zwischen Walter Benjamin und W.G. Sebald”. De Gruyter, vol. 33, no. 2, 2009, pp. 184-242. https://doi.org/10.1515/iasl.2008.020.

WOLFF, Lynn L. W. G. Sebald’s Hybrid Poetics. Literature as historiography. Berlin/London: De Gruyter, 2014.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

A dupla face de Austerlitz, de W. G. Sebald. (2025). Revista Limiar, 12(23), 169-209. https://doi.org/10.34024/limiar.2025.v12.20993