Cui bono – a que serve a arte?

Crise de sentido e expressão do sofrimento na Teoria Estética de Adorno.

Autores

  • Verlaine Freitas Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2025.v12.20989

Palavras-chave:

Adorno, Teoria estética, Arte moderna

Resumo

O objetivo do texto é analisar a função crítica da arte na Teoria estética de Theodor Adorno, focalizando os componentes de sua identidade formal, como aparência, consonância e sentido, para então abordar a dimensão expressiva das obras, fundada em seu caráter mimético, dispersivo e contraditório. Trata-se de evidenciar o quanto a crítica da arte moderna à realidade reificada tem como mediação imprescindível a crítica à sua própria exigência de totalidade aparente, momento em que a crise de sentido de uma arte totalmente hermética se coaduna à demanda por uma expressividade que a transcenda.

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Ästhetische Theorie. In: Gesammelte Schriften, vol.11. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. “Parataxis. Zur späten Lyrik Hölderlins”. In: Gesammelte Schriften, vol.11. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997, pp.447-91.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Dissonanzen. Einleitung in die Musiksoziologie. In: Gesammelte Schriften, Vol.14. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997.

BENJAMIN Walter. “Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit”. In: Gesammelte Schriften, vol.I, Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991, pp.431-71.

BENJAMIN, Walter. “Über Sprache überhaupt und über die Sprache des Menschen”. In: Gesammelte Schriften, vol.2. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997, pp.140-57.

BERNSTEIN, J. M.. Adorno. Disenchantment and Ethics. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

CACHOPO, João P. B. G. Verdade e enigma no pensamento estético de Adorno. Tese. Lisboa. 2011.

DAVIS, Michel. The Poetry of Philosophy. On Aristotle’s Poetics. Lanham: Rowman & Littlefield, 1992.

EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Tradução de Mauro Sá Rego Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.

EUSTERSCHULTE, Anne & TRÄNKLE, Sebastian. “Einleitung”. In: EUSTERSCHULTE, Anne & TRÄNKLE, Sebastian (Orgs.) Theodor W. Adorno: Ästhetische Theorie. Berlim: Walter de Gruyter, 2021, pp.XXX

EUSTERSCHULTE, Anne & TRÄNKLE, Sebastian. In: EUSTERSCHULTE, Anne & TRÄNKLE, Sebastian. Theodor W. Adorno: Ästhetische Theorie. Berlim: Walter de Gruyter, 2021, pp.1-19.

FOSTER, Roger. Adorno on Kafka: Interpreting the Grimace on the Face of Truth. New German Critique 118, Vol. 40, No. 1, 2013, pp.175-98.

FREITAS, Verlaine. Kafka: A opacidade semântica do mundo. Um comentário de “Anotações sobre Kafka”, de Theodor Adorno. Artefilosofia, Nº23, Dezembro de 2017 pp.122-46.

FRÜCHTL, Josef. Mimesis. Konstelation eines Zentralbegfs bei Adorno. Würzburg: Königshausn und Neumann, 1986.

GERHARDT, Christina. The Ethics of Animals in Adorno and Kafka. New German Critique 97, Vol. 33, No. 1, 2006, pp.159-78.

GOEHR, Lydia. “Stimmigkeit und Sinn”. In: EUSTERSCHULTE, Anne & TRÄNKLE, Sebastian (Orgs.). Theodor W. Adorno: Ästhetische Theorie. Berlim: Walter de Gruyter, 2021, pp. 139-54.

HEIDEGGER, Martin. “Der Ursprung des Kunstwerkes”. In: Holzwege. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1977, pp.1-74.

HESSE, Christoph. “Kunst, Gesellschaft, Ästhetik”. In: EUSTERSCHULTE, Anne & TRÄNKLE, Sebastian (Orgs.). Theodor W. Adorno: Ästhetische Theorie. Berlim: Walter de Gruyter, 2021, pp.29-42.

HOGH, Philip. “Situation”. In: EUSTERSCHULTE, Anne & TRÄNKLE, Sebastian (Orgs.) Theodor W. Adorno: Ästhetische Theorie. Berlim: Walter de Gruyter, 2021, p.43-58.

HOHENDAHL, Peter Uwe. “Looking Back at Adorno’s Ästhetische Theorie”. The German Quarterly, Vol. 54, No. 2 (Mar., 1981), pp. 133-148.

HULLOT-KENTOR, Robert. “Font Null. The First Sentence of Aesthetic Theory”. In: EUSTERSCHULTE, Anne & TRÄNKLE, Sebastian (Orgs.). Theodor W. Adorno: Ästhetische Theorie. Berlim: Walter de Gruyter, 2021, pp.21-8.

JARVIS, Simon. Adorno. A Critical Introduction. New York: Routledge, 1998.

JAY, Martin. Adorno. Cambridge: Harvard University Press, 1984.

MENKE, Chritopher. Die Souverenität der Kunst. Frankfurt am Main: Surhkamp, 1991.

PADDISON, Max. Adorno’s Aesthetics of Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

PAIVA SILVA, Bruno Luciano. A expressão do inexprimível na Arte: Sobre o conceito de teor de verdade das obras de arte em Theodor W. Adorno. Belo Horizonte: 2022. Tese.

SAVAGE, Robert. Adorno’s Philopolemology. The ‘Parataxis’ Speech as Example. European Journal of Social Theory 8(3): 281–295.

SCHULTZ, Karla L.. Mimesis on the Move. Theodor W. Adorno’s Concept of Imitation. Paris: Lang, 1990.

SILVEIRA, Sara Juliana Pozzer. Adorno e a poesia tardia de Hölderlin. Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo – Dossiê nº 12, Novembro de 2012, pp.78-98.

TRÄNKLE, Sebastian. “Schein und Ausdruck”. In: EUSTERSCHULTE, Anne & TRÄNKLE, Sebastian. Theodor W. Adorno: Ästhetische Theorie. Berlim: Walter de Gruyter, 2021, pp.105-122.

WHITEBOOK, Joel. “Weighty Objects. On Adorno’s Kant-Freud Interpretation”. In: HUHN, Tom. Cambridge Companion to Adorno. Cambridge: Cambridge University Press, 2004, pp.51-78.

ZUIDEVAART, Lambert Adorno’s Aesthetic Theory. The Redemption of Illusion. Cambridge: The MIT Press, 1991.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Cui bono – a que serve a arte? Crise de sentido e expressão do sofrimento na Teoria Estética de Adorno. (2025). Revista Limiar, 12(23), 112-128. https://doi.org/10.34024/limiar.2025.v12.20989