Arte e democracia

Arte como intervenção agonística no espaço público

Autores

  • Chantal Mouffe Universidade de Westminster, Londres

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2025.v12.20982

Palavras-chave:

Arte, Democracia, Espaço Público

Resumo

A filósofa política belga Chantal Mouffe define o espaço público como um campo de batalha no qual diferentes projetos hegemônicos são confrontados, sem qualquer possibilidade de reconciliação. De acordo com Mouffe, práticas artísticas críticas podem desempenhar um papel importante na subversão da hegemonia dominante a partir do seu modelo “agonístico” de espaço público, tornando visível o que é reprimido e destruído pelo consenso da democracia pós-política.

Referências

BOLTANSKI, Luc Boltanski; CHIAPELLO, Eve, The New Spirit of Capitalism. London: Verso, 2005.

GORZ André. Entrevista com André Gorz. Multitudes, No.15 (2004).

HOLMES, Brian. “Artistic Autonomy”, in www.u-tangente.org.

MOUFFE, Chantal. The Democratic Paradox. London: Verso, 2000.

The Yes Men. The True Story of the End of the World Trade Organization. The Disinformation Company Ltd Publishing, 2004.

NOBLE, Richard. “Some Provisional Remarks on Art and Politics”, in: The Showroom Annual 2003/ 2004.

ZERILLI, Linda. Feminism and the Abyss of Freedom. Chicago: The University of Chicago Press, 2005.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Arte e democracia: Arte como intervenção agonística no espaço público. (2025). Revista Limiar, 12(23), 05-14. https://doi.org/10.34024/limiar.2025.v12.20982