O ensino de gramática, filosofia e poética no humanismo renascentista francês e português: a 'schola aquitanica'

Autores

  • Leonardo Ferreira Kaltner Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2024.v11.20705

Resumo

O artigo tem como tema a corrente de pensamento do humanismo renascentista, que se desenvolveu nos séculos XV e XVI no contexto europeu, pautada nos studia humanitatis. Analisamos a recepção do humanismo renascentista no plano de estudos do Colégio de Guiena, na França do século XVI, uma importante instituição renascentista para a formação de humanistas, que teve como reitor o humanista português André de Gouveia (1497 – 1548), o fundador do Colégio das Artes de Coimbra, em que estudou José de Anchieta (1534 – 1597). Esse contexto de recepção do humanismo renascentista na França quinhentista está registrado no documento Docendi Ratio in Ludo Burdigalensi (Ordem do ensino no Colégio de Bordeaux), escrito pelo humanista francês Élie Vinet (1509 – 1587), e publicado em 1583. Analisaremos como o ensino de filosofia e de poesia era apresentado na época, e como constituía uma percepção estética humanística da Renascença pautada na Antiguidade clássica. 

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

O ensino de gramática, filosofia e poética no humanismo renascentista francês e português: a ’schola aquitanica’. (2025). Revista Limiar, 11(22), 93-109. https://doi.org/10.34024/limiar.2024.v11.20705