Um díptico da inanição: ascese e estética da existência em Franz Kafka e Han Kang
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2024.v11.19879Resumo
Neste artigo, revisitarei um tema clássico da sociologia, a relação entre indivíduo e sociedade, a partir da análise combinada de dois textos: “Um artista da fome” (1922), de Franz Kafka, e A vegetariana (2007), de Han Kang. O propósito é aproximar os textos, resguardando suas especificidades, para, a partir da recusa do alimento, testar a hipótese de uma condução ética da vida que produz, como contrapartida, a solvência do estatuto de ser social por parte desses agentes. Em ambos os textos, a escolha pela inanição exprimiria uma cisão entre o sujeito e o mundo que resulta do processo de afrouxamento das relações sociais mais amplas que encontra na aceitação da própria morte seu desfecho natural. Nas duas narrativas, a conduta que leva ao colapso da relação do indivíduo com seu entorno não só se edifica sobre um ethos como também é recoberta de uma sofisticada elaboração estética.
Referências
ADAMS, Carol. The sexual politics of meat: a feminist-vegetarian critical theory. New York/London: Continnum Books, 2010.
ALEXANDRESCU, Ioana. Korean Daphne: Becoming a plant in Han Kang’s The Vegetarian. In: Analele Universităţii din Oradea. Limba şi literatura română, 2016, p.125-132.
ALEXANDRESCU, Ioana. Les relations de famille dans La Végétarienne de Han Kang. In: Acta Iassyensia Comparationis, Iași, Romênia, n. 19, 2017, p.75-81.
ANUPAMA, K. & CHITHRA, G. K. Becoming tree or becoming a body of pure intensity: an indicative reading of Han Kang’s The Vegetarian. In: Journal of Critical Reviews, Issue 5, Vellore, India, 2020, p. 598-602.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CARRETERO-GONZALEZ, Margarita. Looking at the Vegetarian Body: Narrative Points of View and Blind Spots in Han Kang’s The Vegetarian. In: WRIGHT, Laura (ed.). Through a Vegan Studies Lens: Textual Ethics and Lived Activism. University of Nevada Press, 2019, p.165-179.
CASANOVA, Pascale. Kafka en colère. Paris: Éditions Seuil, 2011.
CHOI, Yoo Jin. Male violence and female body in Kang Han’s ‘Vegetarian’. In: Feminist Studies in English Literature. v. 21, n. 3, 2013, p. 205-235.
CECCHINI, Irene. La Marâtre nature et la femme révoltée: visions subversives chez Marie Darrieussecq, Laura Pugno et Han Kang. In: Pagaille 1, Marâtre Nature. Quand Gaïa contre-attaque, 2021, p.37-47.
CHANDRAN, Rincy; PAI, Geetha. The flowering of human consciousness: An ecofeminist reading of Han Kang’s The Vegetarian and ‘The Fruit Of My Woman’. International Journal of English and Literature (IJEL), v. 7, n. 4, 2017.
FORT, Jeff. The Imperative to Write: Destitutions of the Sublime in Kafka, Blanchot, and Beckett. New York: Fordham University Press, 2014.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro, Graal, 1997.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1994.
FOUCAULT, Michel. L’ordre du discours. Paris: Gallimard, 2002.
FOUCAULT, Michel. Qu’est-ce qu’un auteur? In: FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits I. Paris: Gallimard, 1994, p. 789-821.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
GAUDEZ, Florent. Pour une socio-anthropologie du texte littéraire. Paris: L’Harmattan, 1997.
GLASCOCK, Naomi. Killing joy, preserving life: body reclamation and willfulness in The Vegetarian. In: The Foundationalist, v. I, n. I, 2018, p. 1-6.
HAN, Kang. A vegetariana. São Paulo: Todavia, 2018.
HENNIS, Wilhelm. La problématique de Max Weber. Paris: Presses Universitaires de France, 1996.
JAMADAR, Nasreen B. Revolt, Resilience and Remarkable Ardour in the novel The Vegetarian. Global English-Oriented Research Journal (GEORJ), India, v. 2, n. 3, 2016, p. 159-182.
KAFKA, Franz. O processo. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
KAFKA, Franz. A metamorfose. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
KAFKA, Franz. A preocupação do pai de família. In: KAFKA, Franz. Um médico rural. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 43-45.
KAFKA, Franz. Um cruzamento. In: KAFKA, Franz. Narrativas do espólio. São Paulo, Companhia das Letras, 2002, p. 98-100.
KAFKA, Franz. Letters to Ottla and the family. New York: Schoken Books, 2013.
KAFKA, Franz. Letters to Milena. New York: Schoken Books, 2015.
KAFKA, Franz. Diários: 1909-1923. São Paulo: Todavia, 2021.
KAFKA, Franz. Um artista da fome. In: KAFKA, Franz. Um artista da fome e A construção. São Paulo: Companhia das Letras, 1998a, p. 23-36.
KAFKA, Franz. Josefina, a cantor ou O povo dos camundongos. In: KAFKA, Franz. Um artista da fome e A construção. São Paulo: Companhia das Letras, 1998b, p. 37-59.
KAFKA, Franz. Primeira dor. In: KAFKA, Franz. Um artista da fome e A construção. São Paulo: Companhia das Letras, 1998c, p.9-12.
KIM, Won-Chung. Eating and Suffering in Han Kang’s The Vegetarian. In: CLCWeb - Comparative Literature and Culture - Special Issue Suffering, Endurance, Understanding, v. 21, n. 5, 2019, p. 2-10.
KRISTEVA, Julia. Powers of horror: an essay on abjection. New York: Columbia University Press, 1982.
LAHIRE, Bernard. Franz Kafka: Éléments pour une théorie de la création littéraire. Paris: La Découverte, 2018.
MAYO, Liz. A Quiet Riot: Veganism as Anti-Capitalism and Ecofeminist Revolt in Han Kang’s The Vegetarian. In: WRIGHT, Laura. The Routledge Handbook of Vegan Studies. London/New York: Routledge, 2021, p. 101-110.
MITCHELL, Breon. Kafka and the Hunger Artists. In: UDOFF, Alan (ed.) Kafka and the Contemporary Critical Performance. Bloomington: Indiana University Press, 1987, p. 236–255.
MOREL, Jean Pierre & ASHTOLT, Wolfgang (eds.). Franz Kafka. Paris: Éditions L’Herne, 2014.
OVÍDIO. As Metamorfoses. Florianópolis: UFSC, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da Escrita. São Paulo: 34, 2017.
REDONDO, Rosa M. Starving Spirits: Food Practices and Gender Violence in Diana Evans’s 26a and Han Kang’s The Vegetarian. In: Raudem, Revista de Estudios de las Mujeres, v. 6, 2018, p. 15-41.
SAVITRI, Adelia. Subjectivity of women’s body as a resistance to the domination of patriarchy in novel The Vegetarian, by Han Kang. In: International Journal of English and Literature (IJEL), Indonésia/Índia, v. 8, n. 1, fev. 2018, p. 1-10.
SCHAEFFER, Jean-Marie. Pourquoi la fiction? Paris: Éditions du Seuil, 1999.
SELL, Carlos Eduardo. Racionalidade e Racionalização em Max Weber. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 27, n. 79, jun. 2012, p. 153-172.
SELL, Carlos Eduardo. Max Weber e a racionalização da vida. Petrópolis: Vozes, 2013.
STOBIE, Caitolin. The Good Wife? Sibling Species in Han Kang’s The Vegetarian. In: ISLE Interdisciplinary Studies in Literature and Environment, Oxford University Press, v. 24, n. 4, 2017, p. 787-802.
SUSSMAN, Henry. Kafka’s Aesthetics: A primer: From the fragments to the novels. In: ROLLESTON, James (ed.). Companion to the works of Franz Kafka. Sufolk, UK/Rochester, NY: Camden Place, 2002.
TAYLOR, Cloë. Vegan madness: Han Kang’s The vegetarian. In: JENKINS, Stephanie; MONTFORD, Kelly S. & TAYLOR, Chloë (eds.). Disability and Animality: Crip Perspectives in Critical Animal Studies. London/New York: Routledge, 2020, p.223-234.
TEIXEIRA, Ana Lúcia. Da arte de costurar improváveis: racionalização e verdade na música e na literatura. In: JARDIM, Fabiana A. A.; TEIXEIRA, Ana Lúcia; LÓPEZ-RUIZ, Osvaldo Javier; OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena (Orgs.). Max Weber e Michel Foucault: paralelas e intersecções. São Paulo: Educ/Fapesp/FFLCH, 2018, p. 153-184.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 69.
WEBER, Max. Conceitos sociológicos fundamentais. In: WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora da UnB, 1994, p.3-35.
WRIGHT, Laura. The dangerous vegan Han Kang’s The Vegetarian and the Anti-Feminist Rhetoric of Disordered Eating. In: RIVERA, Serena J. & KIVIAT, Niki (eds.). (In)digestion in literature and film. New York: Routledge, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Lúcia Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.