Catástrofe, evento, cotidiano: modos de testemunhar na literatura de Scolastique Mukasonga

Autores

  • Fabiana Jardim Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2024.v11.19875

Resumo

Este artigo discute a obra da escritora ruandesa Scolastique Mukasonga, focando em dois de seus livros: "Baratas" e "A  Mulher de Pés Descalços". A autora explora a violência lenta e suas manifestações anteriores ao genocídio ruandês de 1994, contrastando-as com a violência do evento em si. O artigo analisa como a experiência da violência se manifesta nas narrativas de Mukasonga, destacando as diferentes formas de testemunho e as relações entre memória, história e a  experiência cotidiana do trauma. A autora argumenta que a violência lenta, que permeia a vida cotidiana e se manifesta  em eventos críticos, demanda uma abordagem complexa, incluindo a inscrição do genocídio na memória coletiva de maneira mais abrangente, considerando a dimensão temporal do colonialismo e seus efeitos sobre dinâmicas raciais, em nível global e local.

Referências

AZOULAY, A. A. Potencial history: unlearning imperialism. London/ New York: Verso, 2019.

BEVERNAGE, B. História, Memória e Violência de Estado: tempo e justiça. Serra/Mariana: Editora Milfontes/SBTHH, 2018. Trad. A. Ramos e G. Bianchi.

BROWN, K. J. Mortevivum. Photography and the politics of the visual. Cambridge, MA/Providence, RI: MIT Press/ Brown University Digital Publications, 2024.

CRAPS, S. Postcolonial witnessing: Trauma out of bounds. New York: Palgrave Macmillan, 2015.

DAS, V. Slum Acts. Medford, MA/ Cambridge, UK: Polity Press, 2022.

DAS, V. Vida e palavras. A violência e sua descida ao ordinário. São Paulo: Editora da Unifesp, 2020. Trad. B. Gambarotto.

DAS, V.; DIFRUSCIA, K. T. Listening to voices. An Interview with Veena Das. Altérités, vol. 7, no 1, pp. 136-145, 2010.

DIDI-HUBERMAN, G. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Editora 34, 2020. Trad. V. Brito; J. P. Cachopo. FLAUZINA, A. L. P. As Fronteiras Raciais do Genocídio, Direito UnB, v.1, n.1, pp. 119-146, janeiro –junho de 2014.

GARCÍA-ARBOLEDA, J. F. El genocidio como nombre en disputa: la tensión de método entre la disciplina jurídica y la antropológica, International Law: Revista Colombiana de Derecho Internacional, 8(17), pp. 411-446, julio-diciembre de 2010.

JARDIM, F. A. A. “Antígona e re-existência: gênero, luto e política a partir de Veena Das”. In: Euzébio-Pagotto, M.; Almeida, R. (orgs.) O mundo antigo e o livre pensar. São Paulo: FEUSP, 2020, pp.22-47.

KENEDDY, R.; BELL, L.; EMBERLEY. Decolonising testimony: on the possibilities and limits of witnessing, Humanities Research, vol. XV, n. 3, pp.1-10, 2009.

KLÜGER, R. Paisagens da memória. Autobiografia de uma sobrevivente do Holocausto. São Paulo: Editora 34, 2005. Trad. I. Aron.

HAN, C. Seeing like a child: Inheriting the Korean war. New York: Fordham University Press, 2021.

HARTMAN, S. Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da escravidão. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

MAMDANI, M. From conquest to consent as the basis of state formation: reflection on Rwanda. New Left Review, 1(216), pp. 3-36, mar./apr. 1996.

MIRZOEFF, N. Invisible again: Rwanda and Representation after genocide. African Arts, Special Issue Trauma and Representation in Africa, 38(3), pp.36-39; 86-95, Autumn 2005.

MUKASONGA, S. Grief. The New Yorker, 15/7/2020a [online]. https://www.newyorker.com/magazine/2020/06/22/grief Último acesso em 6/9/2024.

MUKASONGA, S. Um belo diploma. São Paulo: Editora Nós, 2020b. Trad. R. Camargo.

MUKASONGA, S. Baratas. São Paulo: Editora Nós, 2018. Trad. E. Nazarian.

MUKASONGA, S. A mulher de pés descalços. São Paulo: Editora Nós, 2017a. Trad.: M. Garcia.

MUKASONGA, S. Nossa Senhora do Nilo. São Paulo: Editora Nós, 2017b. Trad. M. Garcia.

NAKAGAWA, C. I. Hiroshima: a catástrofe atômica e suas testemunhas. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014, 165p.

NESTROVSKI, A.; SELIGMANN-SILVA, M. (orgs.) Catástrofe e Representação. São Paulo: Escuta, 2000.

MARCELO, T. N. Vozes de Antígona: luto e comunidade em Antígona González. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP, São Paulo, 2024, 105p.

NIXON, R. Slow violence and the environmentalism of the poor. Cambridge, MA/ London, UK: Harvard University Press, 2011.

RANCIÉRE, J. “A imagem intolerável”. In: RANCIÉRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012, p.83-102. Trad. I. Benedetti.

RECHTMAN, R. Living in death. Genocide and its functionaries. New York: Fordham University Press, 2022. Trans. L. Turner.

RECHTMAN, R. Foreword. In: HAN, C. Seeing like a child: Inheriting the Korean war. New York: Fordham University Press, 2021, pp.ix-xviii.

RECHTMAN, R. From an ethnography of the everyday to writing echoes of suffering. Medicine Anthropology Theory v.4, n.3, Special Section: On Affliction, pp.130–142, 2017.

SCHEPER-Hughes, N.; BOURGOIS, P. “Introduction: Making sense of violence”. In: Scheper-Hughes, N.; Bourgois, P. (eds.) Violence in war and peace: an anthology. United Kingdom: Blackwell Publishing, 2004, pp.1-31.

SEGAL, L. Tattered textures of kinship: the effect of torture among Iraqi families in Denmark. Medical Anthropology, 37(7), pp.553-567, 2018.

SEGATO, R. L. Território, soberania e crimes de segundo Estado: a escritura nos corpos das mulheres de Ciudad Juarez. Estudos Feministas, 13(2), pp.265-285, maio-agosto/2005.

SELIGMANN-SILVA, M. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora Unicamp, 2003.

SELIGMANN-SILVA, M. O local do testemunho. Tempo e Argumento, Florianópolis, v.2, n. 1, p. 3–20, jan.-jun. 2010.

SLIWINSKI, S. Human rights in camera. Chicago/ London: University of Chicago Press, 2011.

VIANNA, A.; FARIAS, J. A guerra das mães: dor e política em situações de violência institucional. Cadernos Pagu, 37, pp.79-116, julho-dezembro de 2011.

Downloads

Publicado

2024-12-22

Como Citar

Catástrofe, evento, cotidiano: modos de testemunhar na literatura de Scolastique Mukasonga. (2024). Revista Limiar, 11(21), 23-43. https://doi.org/10.34024/limiar.2024.v11.19875