Esboço para uma centaurologia

Autores

  • Contador Borges

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2023.v10.18897

Palavras-chave:

hibridismo, mito, figuração, produtividade textual

Resumo

Em linhas gerais, este artigo consiste em uma abordagem dos conceitos de hibridização e figuração como operadores do texto literário, entendendo a forma híbrida da escrita, desde a sua formação, como uma propensão imanente no processo de produção de sentidos e da prática significante. É assim que na história dos gêneros o hibridismo pode ser visto como uma força subterrânea dos textos literários que se mostra ativa no entrecruzamento de várias formações genéricas. Nesse sentido, o desvio para híbrido como devir da literatura é pensado em suas interfaces com vários saberes: mito, arte, filosofia, psicanálise, além de ser analisado na experiência textual de autores como Nietzsche, Borges e Fernando Pessoa.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. In: Aristóteles. Col. Os Pensadores. Vol. IV. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

BARTHES, R. Leçon. Paris: Éditions du Seuil, 1978, p. 20.

BACHELARD, G. La Poétique de la Rêverie. Paris: Quadrige / PUF, 1999.

BARTHES, R. Le Plaisir du Texte. Paris: Éditions du Seuil, 1973.

BARTHES, R. Textes 1973. In: O.C. IV. Paris: Éditions du Seuil, 2002.

BARTHES, R. Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1977.

BAKHTIN, M. Notas sobre Literatura, Cultura e Ciências Humanas. São Paulo: Editora 34, 2017.

BAUDELAIRE, C. Le Voyage. Les Fleurs du Mal. In: O.C. I. Paris: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1976.

BORGES, C.L.A. Vida Manca: Razão e Gênese do Degenerado na Literatura. Revista Aletria, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, 2017.

BORGES, C.L.A. A Beleza Terrível. In: O Fim da Beleza. São Paulo: Lumme Editor, 2018.

BORGES, J. L. Ficciones. In: Obras Completas. Buenos Aires: Emecé Editores, 1974.

CIORAN, E. M. La Tentation d’Exister. Paris: Gallimard, 1956.

DELEUZE, G. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

DUCROT, O.; TODOROV, T. Dictionnaire Encyclopédique des Sciences du Langage. Paris: Éditions du Seuil, col. Points, 1972.

GARCIA-ROZA, L. A. Acaso e Repetição em Psicanálise: uma Introdução à Teoria das Pulsões. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

GUÉRIN, M. Le Centaure – La Bacchante. Paris: Falaize, 1950.

NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

PERRONE-MOISÉS, L. Texto, Crítica, Escritura. São Paulo: Ática, 1978.

PERRONE-MOISÉS, L. Fernando Pessoa. Aquém do eu, Além do Outro. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

PESSOA, F. Livro do Desassossego. Vol. I. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.

PLOTIN. Ennéades V. Paris: Société d’Édition, “Les Belles Lettres”, 1960.

RILKE, R. M. Elegias de Duíno. Edição Bilíngue. Trad. Dora Ferreira da Silva. São Paulo: Editora Globo, 2001.

ROSSET, C. O Real e seu Duplo: Ensaio sobre a Ilusão. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2008.

SAFRANKI, R. Nietzsche, Biografia de uma Tragédia. São Paulo: Geração Editorial, 2002.

SANTIAGO, S. (org.). Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

SARAMAGO, J. Centauro. In: Objeto Quase. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar