Deleuze: um pensamento sem conceito de comunidade?
Tornando visível a linha tênue do comum na passagem de Deleuze pelo cinema
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2023.v10.18880Palavras-chave:
cinema, comunidade, estética, filosofia francesa, Gilles DeleuzeResumo
O artigo traz à tona o conceito de comunidade na filosofia de Gilles Deleuze, em particular em seus estudos sobre o cinema, seus signos e imagens. Um conceito de comunidade a ser desdobrado em sobretudo o que pode ser chamado de ontologia deleuziana do cinema. Ainda que um conceito de comunidade na filosofia de Deleuze não esteja dado de antemão, ele nos parece ser um conceito difuso que lampeja em diversas partes de sua obra filosófica, ganhando especial notoriedade em seus livros sobre cinema. Para aplacar esse quase-conceito, desenvolvemos neste artigo a noção de uma Ideia de comum que percorre seus textos e pensamento. Dessa tipologia do comum, acreditamos ser possível dizer que a filosofia de Deleuze nunca parou de pensar os devires minoritários como formas de quase-comunidades.
Referências
BERGSON, H. A evolução criadora. São Paulo: UNESP, 2010.
BERGSON, H. Matéria e Memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
DELEUZE, G. A imagem-movimento: cinema 1. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
DELEUZE, G. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2000.
DELEUZE, G. O Bergsonismo. São Paulo: 34, 2012.
DELEUZE, G. Crítica e Clínica. São Paulo: 34, 2011b.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DELEUZE, G. Qu’est-ce que l’acte de création? In: LAPOUJADE, D (org.). Deux régimes de fous. Paris: Les Éditions Minuit, 2003.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. O que é filosofia? São Paulo: 34, 2007.
GUERON, R. Da imagem ao clichê, do clichê à imagem. Deleuze, Cinema e Pensamento. Rio de Janeiro: NAU, 2001.
LAPOUJADE, D. Deleuze e os movimentos aberrantes. São Paulo: n-1 Edições, 2015.
MARRATI, P. Gilles Deleuze: cinéma et philosophie. Paris: Presses Universitaires de France, 2003.
SHÉRER, R. Homo tantum o impessoal: uma política. In: Alliez, Éric (org.). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: 34, 2000.
ZOURABICHVILI, F. The eye of montage: Dziga Vertov and Bergsonian materialism. In: Flaxman, Gregory. The brain is the screen: Deleuze and the Philosophy of Cinema. London: University of Minnesota Press, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Breno Isaac Benedykt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
