A cultura e o comportamento no jornalismo de moda: questões contemporâneas na revista Elle Brasil (2013-2020)

Autores

  • Larissa Molina Alves Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Renata Pitombo Cidreira Universicade Federal do Recônvavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2022.v9.15760

Palavras-chave:

Jornalismo de moda, Revista, Cultura, Comportamento

Resumo

O artigo discute as relações do jornalismo de moda com a cultura e o comportamento a partir da análise de conteúdo de 60 capas e outros materiais publicados pela revista Elle Brasil, entre 2013 a 2018 e em 2020. A pesquisa verifica como a publicação se modificou a partir de 2015 quando houve destaque crescente a questões sociais contemporâneas, como a diversidade, gênero, racismo, arte, ativismos, afetividade e tecnologia. Posteriormente, em 2020, com o retorno da publicação ao mercado editorial, a cultura, a arte e a tecnologia também ocuparam um papel central nas estratégias editoriais. Assim, observamos como o jornalismo de moda em revista evidencia a dimensão cultural da moda e aparência na mídia, bem como apresenta modos de vivenciar o presente a partir de questões contemporâneas da sociedade.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesco. Chapecó: Argos, 2009.

ALI, Fátima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

ALVES, L. M. Jornalismo de moda, cultura e sociedade: comportamento, corpo e expressão na revista Elle Brasil (2013-2018). (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador: 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27984. Acesso em: 10 set. 2022.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDITORES DE REVISTA (ANER). Factbook: a força do meio revista, São Paulo: 2015. Disponível em: https://www.aner.org.br/factbook. Acesso em: 04 abr.2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

BENETTI, Márcia. Revista e jornalismo: conceito e particularidades. In: TAVARES, Frederico de Melo Brandão. SCHWAAB, Reges. (Org.). A revista e o seu jornalismo, Porto Alegre: Penso, 2013. pp. 44-57.

BUITONI, Dulcília Schroeder. Imprensa feminina. 2. ed. Rio de Janeiro: Ática, 1990.

CALZA, Márlon Uliana. A identidade visual no projeto gráfico de revistas de moda. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/115890. Acesso em: 10 set. 2022.

CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Tradução de Alma Olbi. São Paulo: Brasiliense, 1990.

CASADEI, Elisa Bachega. Jornalismo de moda emrevista: momentos históricos do registro editorial da moda no Brasil no período anterior aos anos 60. In: Revista Histórica. ed. 53, 2012. Disponível em: https://cutt.ly/pbl565O. Acesso em: 20 abr. 2021.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo: Annablume, 2005.

CIDREIRA, Renata Pitombo. A sagração da aparência: o jornalismo de moda na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2011.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Moda, aparência e representação. In: SOUSA, Leliana. SANTOS, Carla. GALVÃO, Patrícia. (Orgs.). Do sem-arte à arte: a estética da fotografia – imagens etnoculturais. Salvador: EDUNEB, 2015.

DOMINGUES, Izabela. MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de ativismo. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2018.

ELLE BRASIL, Midiakit, 2017. Disponível em: https://pdfcoffee.com/elle-midia-kit-2017-pdf-free.html. Acesso em20 ago. 2022.

ELLE BRASIL, Midiakit, 2018. Disponível em: https:// www.espacomaecoruja.com/wp-content/uploads/2019/07/midiakit_elle_2018.pdf. Acesso em20 ago. 2022.

ELMAN, Débora. O discurso híbrido do jornalismo de moda: estratégias do jornalismo, da publicidade e da estética. (Doutorado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/157675. Acesso em: 10 set. 2022.

FRANCISCATO, C. A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6056. Acesso em: 10 set. 2022.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo . Tradução de Julio Assis Simões. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FLORES, Ana Marta M. Jornalismo de moda made in Brazil: Características da prática. Fronteiras – estudos midiáticos. São Leopoldo, v. 20, n. 1, pp. 41–51, 2018. doi: https://doi.org/10.4013/fem.2018.201.04.

GEERTZ, Clifford James. A interpretação da cultura. In: Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. Tradução de Fanny Wrobel. Rio de Janeiro: Zahar Editoriais, 1978.

HINERASKY, Daniela Aline. Jornalismo de moda no Brasil: da especialização à moda dos blogs. In: Anais do Colóquio de Moda, 6, São Paulo, 2010, pp. 1-16. Disponível em: https://cutt.ly/Ebmyf0K. Acesso em: 05 abr. 2021.

JOFFILY, Ruth. O jornalismo e produção de moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

LAGE, Nilson. Conceitos de jornalismo e papéis sociais atribuídos aos jornalistas. In: Revista Pauta Geral – estudos em jornalismo, Ponta Grossa, v.1, n.1, pp. 20-25, 2014. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/6080. Acesso em 28 abr. 2021.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero : a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MENDONÇA, Carla Maria Camargos. Um olhar sob as mulheres de papel: tirania e prazer nas revistas Vogue. Tese (Doutorado em Comunicação Social) Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010.

MIRA, Maria Celeste. O leitor e a banca de revistas: o caso da editora Abril. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1997.

MOERAN, Brian. Lançando a moda: o discurso das revistas. Comunicação e Sociedade, Braga, v. 24, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.17231/comsoc.24(2013).1778. Acesso em: 20 abr. 2021.

PIZA, Daniel. Jornalismo cultural. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

SCHMITZ, Daniela M. Para pensar a publicidade e o jornalismo nos editoriais de moda das revistas femininas. In: Anais 6o Colóquio de Moda. São Paulo, 2010, pp. 1-10. Disponível em: https://cutt.ly/Abl35Qh. Acesso em02 mai. 2021.

SIMMEL, Georg. Filosofia da moda e outros escritos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições Texto & Grafia Ltda, 2008.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Molina Alves, L., & Pitombo Cidreira, R. (2023). A cultura e o comportamento no jornalismo de moda: questões contemporâneas na revista Elle Brasil (2013-2020). Revista Limiar, 9(18), 212–237. https://doi.org/10.34024/limiar.2022.v9.15760

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.