Esse tal de “roque enrow”: quando a moda e a música se encontram

Autores

  • Lorena Pompei Abdala Universidade Federal Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2022.v9.15755

Palavras-chave:

Moda, Música, Indentidade, Visualidades

Resumo

Este artigo propõe a discussão sobre os entrelaçamentos entre moda e música a partir de três possibilidades de análise: moda usada como ferramenta na cena musical para a construção de identidade dos movimentos, música usada como referência inspiracional na criação de moda e moda apropriada como pertença das audiências. A moda, entendida como uma prática sociocultural, opera como um suporte existencial na criação de narrativas visuais de uma dada cultura, num dado tempo e espaço histórico. As figuras de estilo criadas pelas práticas da moda geram arquétipos sociais que se tornam signos de um modo de vida. O texto fundamenta-se nos discursos da moda, tendo como recorte amostral o rock e alguns subgêneros, entendendo que as identidades são fixadas pelos simulacros criados pelos grupos e incorporados às práticas vestimentares.

Referências

ADORNO, Theodor W. ”Por que é difícil a nova música”. In: ADORNO, Theodor W. Sociologia. Organização de Gabriel Cohn. São Paulo: Ática, 1994.

ADORNO, Theodor W. Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. Trad. Fernando R. de Moraes Barros. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

BARNAD, Malcon. Approaches to understanding visual culture. New York: Palgrave, 2001.

BARNAD, Malcon. Moda e comunicação . Trad. Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. Trad. Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1964.

BARTHES, Roland. Inéditos, vol. 3: imageme moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BHABHA, Komi K. O local da cultura. Trad. Myrian Ávila, Eliana Lourença de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

BOLLON, Patrice. A moral da máscara: merveilleux, zaz zazous, dândis, punks, etc. Trad. Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.

CORREA, Tupã Gomes. Rock, nos passos da moda: mídia, consumo x mercado. Campinas, SP: Papirus, 1989.

FREEDMAN, Kerry. Enseñar la cultura visual – curriculum, estética y la vida social del arte. Barcelona: Octaedro, 2006.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Trad. Maria Teresa da Costa Albuquerque; Rev. téc. José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll: uma história social. 8. ed. Rio de Janeiro. Record, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 6. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2001.

HALL, Stuart. Representation: cultural representations and signifying practices. London: Sage Publications, 2002.

JAUSS, Hans Robert. ”O prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e katharsis”. In: LIMA, Luiz Costa (Sel., Coord., Trad.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Trad. Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

MCNEIL, Legs; MCCAIN, Gillian. Mate-me por favor: uma história do punk sem censura. Trad. Lúcia Britto. Porto Alegre: L & PM, V.I, 2004.

MITCHELL, W.J.T. ”Showing seeing: a critique of visual culture”. In: MIRZOEFF, N. Visual Culture Reader. 2. ed. London and New York: Routledge, 2002. pp. 86-101.

PISTOL. Direção: Danny Boyle. Produção de FX Productions. Escrita por Craig Pearce. Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Distribuída por Star Plus, 2022.

ORY, Pascal. ”Os desejos e as normas: o corpo ordinário”. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jaques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar. O século XX. Trad. EphraimFerreira Alves. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. pp. 155-195.

REBELLO, Hélio. ”Para que serve uma subjetividade? Foucault, tempo e corpo”. In: Psicologia: Reflexão e Crítica, Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 18, n. 3, pp. 343-349, 2005. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/28952>

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

WESTWOOD, Vivienne; KELLY, Ian. Vivienne Westwood. Londres: Picador, 2016.

Downloads

Publicado

2023-10-11 — Atualizado em 2023-10-11

Como Citar

Pompei Abdala, L. (2023). Esse tal de “roque enrow”: quando a moda e a música se encontram. Revista Limiar, 9(18), 116–135. https://doi.org/10.34024/limiar.2022.v9.15755

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.