O tecido da morte: Giacomo Leopardi e a moda

Autores

  • Taís da Silva Brasil Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2022.v9.15753

Palavras-chave:

Moda, Morte, Cultura, Natureza

Resumo

A presente investigação objetiva refletir sobre a Moda (personagem do teatro leopardiano) como elemento da cultura que expressa tanto a condição humana e do mundo quanto a crise da civilização moderna, portanto, encaminhando-se por uma via histórico-social e, ao mesmo tempo, ontológica. A partir da compreensão da genealogia hipotética da Moda realizada no Diálogo da Moda e da Morte busca, nesse sentido, questionar: sendo a interlocutora principal do diálogo, qual a potência da moda? Quais as possibilidades esquecidas na sua trajetória pelos tempos? Quais as contribuições positivas, como elemento da cultura, foram abandonadas ante a tragédia existencial? Assim, o presente artigo pretende também expor como a Moda faz parte de uma reflexão mais ampla na obra de Giacomo Leopardi (1798-1837), a qual envolve a crítica à modernidade, mas também a investigação sobre a natureza do mundo e humana.

Referências

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

da Silva Brasil, T. . (2023). O tecido da morte: Giacomo Leopardi e a moda. Revista Limiar, 9(18), 92–104. https://doi.org/10.34024/limiar.2022.v9.15753

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