Uma falsa polêmica filológica: O Nascimento da Tragédia como obra literária
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2023.v10.14504Palavras-chave:
Nietzsche, Schiller, Winckelmann, Grécia, filologiaResumo
Este artigo pretende mostrar como Nietzsche, ao se opor a determinadas práticas consolidadas pela ciência da Antiguidade especializada, recorreu ao espírito do filelenismo de autores como Winckelmann, Goethe e Schiller. O que faz de seu primeiro livro uma obra literária nos moldes das produções dos artistas alemães. Aclarando esse ponto, pretendo mostrar ainda como a polêmica filológica em torno d’O Nascimento da Tragédia é uma falsa polêmica. Ao inserir-se num embate contra a Grécia serenojovial de Winckelmann e Schiller em nome de uma Grécia trágica, o livro de Nietzsche está irremediavelmente no campo da disputa por uma Grécia imaginativa. Nietzsche bem tinha consciência de que rever a Grécia serenojovial saída da poderosa e imaginativa pena de autores como Winckelmann só poderia ser levada adiante no campo literário: o discurso árido, erudito e engajado no fato em si da ciência filológica não estaria a altura de travar essa guerra.
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