Uma falsa polêmica filológica: O Nascimento da Tragédia como obra literária

Autores

  • Rodrigo Juventino Bastos de Moraes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2023.v10.14504

Palavras-chave:

Nietzsche, Schiller, Winckelmann, Grécia, filologia

Resumo

Este artigo pretende mostrar como Nietzsche, ao se opor a determinadas práticas consolidadas pela ciência da Antiguidade especializada, recorreu ao espírito do filelenismo de autores como Winckelmann, Goethe e Schiller. O que faz de seu primeiro livro uma obra literária nos moldes das produções dos artistas alemães. Aclarando esse ponto, pretendo mostrar ainda como a polêmica filológica em torno d’O Nascimento da Tragédia é uma falsa polêmica. Ao inserir-se num embate contra a Grécia serenojovial de Winckelmann e Schiller em nome de uma Grécia trágica, o livro de Nietzsche está irremediavelmente no campo da disputa por uma Grécia imaginativa. Nietzsche bem tinha consciência de que rever a Grécia serenojovial saída da poderosa e imaginativa pena de autores como Winckelmann só poderia ser levada adiante no campo literário: o discurso árido, erudito e engajado no fato em si da ciência filológica não estaria a altura de travar essa guerra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENNE, C. Nietzsche und die historisch-kritische Philologie, Berlim: W. de Gruyter, 2005.

BORNHEIM, G. “Nietzsche e Wagner: o sentido de uma ruptura” In: Cadernos Nietzsche, 14, 2013.

BRANDT, R. “... ist endlich eine stille Einfalt und edle Größe”, In: Thomas W. Gaehtgens (Hrsg.): Johann Joachim Winckelmann, Hamburg, 1986.

BURCKHARDT, J. A cultura do Renascimento na Itália. Trad. Sérgio Tellaroli, São Paulo: Cia das Letras, 2009.

__________. Über das Studium der Geschichte (org. von P. Ganz), München: Beck, 1982.

BURKE, P. A escrita da história: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes, Ed. Unesp, 1991.

__________. “Introdução: Jacob Burckhardt e o renascimento italiano”, In BURCKHARDT, J. A cultura do Renascimento na Itália, op. cit.

BUTLER. E. M. The Tyranny of Greece over Germany: a Study of the Influence exercised by Greek Art and Poetry over the great German writers of the Eighteenth, Nineteenth and Twentieth Centuries, Boston: Beacon Press, 1958.

FÖRSTER-NIETZSCHE, E. The Young Nietzsche. Trad. Anthony Ludovici. London: Heinemann, 1912.

GLENN W. Most, ‘On the use and abuse of ancient Greece for life’, Cultura Tedesca, 20, 2002.

GOETHE, J. W. Berliner Ausgabe. Poetische Werke [Band 1–16], Band 1, Berlin, 1960, 592.

__________. Sämtliche Werke. Band 4, Frankfurt: Deutscher Klassiker Verlag, 1998, 16 de maio de 1795.

GOETHE & SCHILLER. Die Schiller-Goethe'schen Xenien Leipzig: Weber, 1852.

JENSEN, A. K. “Friedrich Ritschl, Otto Jahn, Friedrich Nietzsche” In German Studies Review, Vol. 37, No. 3 (October 2014).

KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Trad. Valerio Rohden e António Maques, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

LATACZ, J. “On Nietzsches philological beginnings”, In Jensen-Heit (ed) Nietzsche as a Scholar of Antiquity, London: Bloomsbury, 2014.

LAMER, H. & STEMPLINGER, E. “Deutschtum und Antike in ihrer Verknüpfung” In Ein Überblick von Prof. Dr. Eduard Stemplinger und Prof. Dr. Hans Lamer. Mit 1 Tafel. Aus Natur und Geisteswelt. Sammlung wissenschaftlich-gemeinverständlicher Darstellungen aus allen Gebieten des Wissens. Bändchen, Leipzig und Berlin: B. G. Teubner, 1920.

LESSING, G.E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. Trad. Marcio Seligmann-Silva, São Paulo: Iluminuras, 2011.

LLOYD-JONES, H. “Nietzsche and the Study of the Ancient World” In Studies in Nietzsche and the Classical Tradition (ed.) O’Flaherty, James, Timothy F. Sellner and Robert M. Helm, Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1976.

MALTA, A. A musa difusa: visões da oralidade nos poemas homéricos, São Paulo: AnnaBlume, 2015.

MARCHAND, S. L. Down from Olympus: archaeology and philhellenism in Germany, Princeton: NY, 1996.

MARX, K. Grundrisse. Trad. de Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

MOST, G. “Quellenforschung” In BOD, R.; MAAT,J. & WESTSTEIJN,T. (eds.) The Making of the Humanities: Volume III: The Modern Humanities: 3, Amsterdam: Amsterdam University Press B.V., 2014.

NIETZSCHE, F. Correspondência com Wagner. Trad. Maria José de La Fuente, Lisboa: Guimarães Editores, 2001.

__________. Digitale Kritische Gesamtausgabe von Nietzsches Werken und Briefen. Edição organizada por P. D'Iorio, baseada na edição crítica de G. Colli e M. Montinari e publicada pela Nietzsche Source. Edição eletrônica. Disponível em <http://www.nietzschesource.org/#eKGWB>, acesso em 12/10/2021.

__________. Introduction aux leçõns sur l’Oedipe-Roi de Sophocle et Introduction aux études de philologie classique. Trad. F. Dastur et M. Haar, Encre Marine, 1997.

NIETZSCHE, F. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe, Berlim/NY: Walter de Gruyter&CO

__________. Über die Persönlichkeit Homers. Todas as referências dessa conferência de Nietzsche lida no ano de 1869 doravante são citadas do texto original em alemão digitalizado na seguinte página da internet: http://www.thenietzschechannel.com/lectures/oph/ophg.htm, sendo o último acesso em 09/08/2021.

ORRELLS, D. Classical culture and modern masculinity. New York: Oxford University Press, 2011.

PEFEIFFER, R. History of Classical Scholarship, Oxford: Clarendon Press, 1976.

PLETSCH, C. Young Nietzsche: becoming a genius. New York: The Free Press, 1992.

POMMIER, E. Winckelmann, inventeur de l’histoire de l’art. Paris: Gallimard, 2003.

POTTS, A. Flesh and the Ideal: Winckelmann and the origins of art history, Singapore: C.S. Graphics, 2000.

REBENICH, S. “Die Erfindung der ‘Grossforschung’. Theodor Mommsen als Wissenschaftsorganisator” In: H.-M. von Kaenel u.a. (Hrsgg.), Geldgeschichte versus Numismatik. Theodor Mommsen und die antike Münze, Berlin 2004.

REHM, W. Griechentum und Goethezeit; Geschichte eines Glaubens, Bern: A. Francke Verlag, 1901.

RINGER, F. O declínio dos mandarins alemães, trad. Dinah A. Azevedo, São Paulo: Edusp, 2000.

SCHLEGEL, F. Fragmentos sobre poesia e literatura (1797-1803) seguido de Conversa sobre poesia. Trad. M. Suzuki e C. L. Medeiros, São Paulo: Editora Unesp, 2016.

_________. Sobre o estudo da poesia grega. Trad. Constantino L. Medeiros, São Paulo: Iluminuras, 2018.

SCHILLER, F. Cartas sobre educação estética do homem. Trad. Roberto Schwarz e Marcio Suzuki, São Paulo: Iluminuras, 2011.

_________. Poesia Ingênua e Sentimental. Trad. Marcio Suzuki, São Paulo: Iluminuras, 1991.

_________. Schillers Werke: Nationalausg, ed. Petersen, Weimar, I, 1943.

SILK, M.S. & STERN, J.P. Nietzsche on Tragedy, Cambridge: C. University Press, 1984.

STEMPLINGER, E. & LAMER, H. “Deutschtum und Antike in ihrer Verknüpfung” In Ein Überblick von Prof. Dr. Eduard Stemplinger und Prof. Dr. Hans Lamer. Mit 1 Tafel. Aus Natur und Geisteswelt. Sammlung wissenschaftlich-gemeinverständlicher Darstellungen aus allen Gebieten des Wissens. 689. Bändchen. Leipzig und Berlin 1920.

SUZUKI, M. O gênio romântico: crítica e história da filosofia em Friedrich Schlegel, São Paulo: Iluminuras, 1998.

TREVELYAN, H. Goethe and the Greeks, New York, Cambridge University Press, 1941, p.230.

VAIHINGER, H. A filosofia do como se. Trad. Johannes Kretschmer, Chapecó: Argos, 2011.

WAGNER, R. “Carta aberta a Friedrich Nietzsche” In: MACHADO, R. (org) Nietzsche e polêmica sobre O Nascimento da Tragédia, trad. Pedro Süssekind, Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

_________. Die Kunst und die Revolution, 1849.

WILAMOWITZ-MOELLENDORFF. Erinnerungen-1848-1914. Leipzig: Koehler, 1928.

WINCKELMANN, J. J. “Erläuterung der Gedanken Von der Nachahmung der griechischen Werke in der Mareley und Bildhauerkunst; und Beantwortung des Sendschreibens über diese Gedanken” In: Kleine Schriften Vorreden.. In Briefe, éd. W. Rehm, 4 vol., Berlin, 1952.

_________. “Erinnerung über die Betrachtung der Werke der Kunst”, in: Kleine chriften: Vorrede, Entwürfe, Berlin: de Gruyter, 2002

_________. “Gedanken über die Nachahmung der Griechischen Wercke in der Mahlerey und Bildhauer-Kunts”; In: Kleine Schriften; Berlim/NY: Gruyter, 2002.

_________. Geschichte der Kunst des Altertums, Viena: Phaidon-Verlag, 1934.

WOLF, F. A. “Darstellung der Altertumswissenschaft”, in Kleine Schriften, vol. 2, ed. G. Bernhardy Halle, 1869.

_________. Prolegomena to Homer, A. Grafton, G. Most & J. Zetzel (trad. e ed.), New Jersey: Princeton University Press, 1988.

Downloads

Publicado

2023-12-29 — Atualizado em 2023-12-30

Como Citar

Bastos de Moraes, R. J. (2023). Uma falsa polêmica filológica: O Nascimento da Tragédia como obra literária. Revista Limiar, 10(19), 98–128. https://doi.org/10.34024/limiar.2023.v10.14504