O sátiro e seu coro
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2023.v10.14372Resumo
À luz d’O nascimento da tragédia, o presente texto visa a caracterizar as noções de sátiro e coro de sátiros no intuito de indicar que, para além das metáforas contrastantes, ou, quando não, conflitantes que Nietzsche mobiliza para sustentar sua hipótese de interpretação da tragédia ática, essas duas ideias desempenham um papel independente no interior do livro, formando, antes do mais, a própria síntese sem a qual a assim chamada “metafísica de artista” não seria plenamente possível.
Downloads
Referências
BONDS, Mark Evan. Absolute Music. The History of an Idea. Nova York: Oxford University Press, 2014.
GOETHE, Johann Wolfgang v. Dramatische Dichtungen II. In: Werke. Munique: DTV, 2000.
NIETZSCHE, F. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA). Ed. Giorgio Colli und Mazzino Montinari. Berlin, New York, München: de Gruyter, DTV. 1999.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. Trad. de Maria das Graças de Souza. São Paulo: Ubu/Editora UnB, 2020.
SCHMIDT, Jochen. Kommentar zu Nietzsches Die Geburt der Tragödie. Berlim/Boston: de Gruyter, 2012.
SCHOPENHAUER, Arthur. Die Welt als Wille und Vorstellung I. Stuttgart/Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986.
SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do Belo. Trad. de Jair Barboza. São Paulo: Editora Unesp, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernando R. de Moraes Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.