Três Godots, dois Fins e uma coda: o Beckett brasileiro dos anos 2010

Autores

  • Fábio de Souza Andrade

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2021.v8.12766

Palavras-chave:

Samuel Beckett, Recepção beckettiana no Brasil, Esperando Godot, Fim de Partida

Resumo

Ao longo dos anos 2010, diversas encenações das peças beckettianas ilustram um extraordinário e variado leque de adaptações e interpretações de sua obra no contexto da cena teatral brasileira. Concentrado em uma temporada em particular, a de 2016, este artigo explora os diferentes caminhos pelos quais as produções locais se relaciona com os desafios incrustados em seu drama, performance e leitura consideradas, com as tendências recentes da repercussão globaso beckettiana, bem como com as possíveis singularidade de uma recepção brasileira de Samuel Beckett.

Referências

Esperando Godot

Direção: Elias Andreato

Elenco: Elias Andreato, Claudio Fontana, Clovys Torres, Raphael Gama, Guilherme Bueno.

Tuca - São Paulo- SP.

Esperando Godot (Grupo Garagem 21)

Direção e trilha sonora: Cesar Ribeiro

Elenco: Paulo Campos, Ulisses Sakurai, Paulo Olyva, Cadu Leite.

Viga Espaço Cênico - São Paulo - SP.

Esperando Godot

Direção: Leo Stefanini

Direção Musical e Trilha Original: Rafael Faustino

Elenco: Ary França, Fábio Espósito, Fernando Paz, Eugênio La Salvia, Gregório Musatti.

Teatro da FAAP - São Paulo - SP.

- Fim de Partida

Direção: Eric Lenate

Trilha sonora, Sonoplastia e Engenharia de Som: L.P. Daniel

Elenco: Eric Lenate, Rubens Caribé, Ricardo Grasson, Miriam Rinaldi, L.P. Daniel

Sesc Pinheiros - São Paulo - SP.

Fim de Partida

Direção: Yoshi Oida e Matteo Bonfitto

Elenco: Matteo Bonfitto, Rodrigo Pocidônio, Milton de Andrade, Suia Legaspe.

Sesc Ipiranga/ Cúpula do Theatro Municipal de São Paulo - São Paulo – SP.

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

Três Godots, dois Fins e uma coda: o Beckett brasileiro dos anos 2010. (2021). Revista Limiar, 8(16), 113-130. https://doi.org/10.34024/limiar.2021.v8.12766