O artista, o mundo e a criança. A ética da estética em Samuel Beckett e Andrei Tarkovski, lidas a partir do conceito de natalidade de Hannah Arendt
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2021.v8.12765Palavras-chave:
Hannah Arendt, Beckett, Tarkovsky, Ética, Estética, NatalidadeResumo
O conceito de Natalidade postulado por Hannah Arendt ilumina a tensão entre o mundo e a chegada das novas gerações e convoca-nos a responsabilizar-nos por estes dois polos. Comparar os modos como Samuel Beckett e Andrei Tarkovski reagem à dupla responsabilidade permite justificar a pertinência teórica de uma Ética da Estética.
Downloads
Referências
Arendtiana
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.
________. Entre o passado e o future. São Paulo: Perspectiva, 2007.
________. Compreender: formação, exílio e totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
________. A promessa da Política. Rio de janeiro: Difel, 2008.
________. O Conceito de Amor em Santo Agostinho. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
________. Sobre a revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
________. Origens do totalitarismo. São Paulo, Companhia da Letra, 1997.
ASSY, Bethania. "Faces privadas em espaços público'- Por uma ética da responsabilidade" in ARENDt, Hannah; Responsabilidade e jugamento. São Paulo: Companhia da Letras, 2004.
________. Ética, responsabilidade e juízo em Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva: 2015.
BAGEDELL, Pablo. "Natalidad" in PORCEL, B.; MATIN, L. (organizadores) - Vocabulario Arendt. Rosario: HomoSapiens, 2016.
BOWEN-MOORE, Patrícia. Hannah Arendt's Philosophy of Natality. Columbia: Macmillan, 2017.
CARVALHO, J. S. F. - "Política e Educação em Hannah Arendt: Distinções, Relações e Tensões" in Educação e Sociedade. Campinas, v. 35, n. 128, jul/set 2014,
KOHN, Jerome. "Introduction" in ARENDT, H - Between Past and Future. New York, Penguin, 2006.
COURTINE-DANAMY, Sylvie. O Cuidado com o Mundo – Diálogo entre Hannah Arendt e Alguns de seus Contemporâneos. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
Beckettiana
ANDRADE, Fábio de Souza. Samuel Beckett: o silêncio possível. São Paulo: Ateliê, 2001.
BECKETT, Samuel Três diálogos com George Duthuit in ANDRADE, Fábio de Souza. Samuel Beckett: o silêncio possível. São Paulo: Ateliê, 2001.
________. O Inominável. Tradução de Ana Helena Souza. São Paulo: Editora Globo, 2009.
________. Fim de partida. Tradução de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
________. All that fall. The complete Dramatic Works. London: Faber and Faber, 1990.
________. Esperando Godot. Tradução de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
VASCONCELLOS, Cláudia Maria de Teatro Inferno: Samuel Beckett. São Paulo: Terracota: 2012.
Tarkovskiana:
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins, 1998.
________. Collected Screenplays, London: Faber and Faber, 1999.
________. Oeuvres Cinématographiques Complètes I et II, Paris: Exils, 2001.
________. Diários, 1970-1986, São Paulo: É realizações, 2012.
________. O Sacrifício, São Paulo: É realizações, 2012.
SAKAKOV, Nariman. The Cinema of Tarkovsky: Labyrinths of Space and Time. New York, London: Tauris, 2013.
MARTIN, Sean. Andrei Tarkovsky. Czech Republic: Kamera Book, 2011.
JALLGEAS, N.; BARROS, E. (editoras) - Panorama Tarkóvski, São Paulo: Kinoruss, 2016.
GIANVITO, J. - Andrei Tarkovsky Interviews. University Press of Mississipi, 2006.
Geral
VATTIMO, Gianni. Introducción a Heidegger. Barcelona: Gedisa, s/d.
HAAR, Michel. Heidegger e a essência do homem. Lisboa: Instituto Piaget, s/d.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo, volume 2. Petrópolis: Vozes, 1989.
Bíblia de Jerusalém.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cláudia Maria Vasconcellos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.